Atualidade

Semana começa com chuva e subida da temperatura

O início da semana vai ser marcado pela subida das temperaturas e ocorrência de chuva fraca ou chuviscos, em especial nas regiões do norte e centro, disse à agência “Lusa” a meteorologista Ângela Lourenço. A neve poderá ainda cair hoje, em especial nas serras da região norte e na Serra da Estrela.

“Amanhã (terça-feira) vamos ter uma situação semelhante. O dia vai começar com nuvens e depois está prevista chuva que será mais frequente a partir da tarde: fraca na região sul, mais provável no litoral oeste e alto Alentejo e um pouco mais intensa na região norte. A neve vai aparecer, mas apenas nos pontos mais altos da serra”, salientou a especialista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Já as temperaturas vão subir: “Hoje, vamos ter subida das temperaturas mínimas. Em todo o território vai haver variações entre três e cinco graus e a máxima vai ter uma ligeira subida de 2/3 graus em termos médios. Amanhã (terça-feira) vamos ter uma nova variação: descem ligeiramente as temperaturas mínimas”.

A meteorologista do IPMA adiantou que está prevista chuva fraca pelo menos até quinta-feira. “A chuva deverá manter-se principalmente até dia 21, quinta-feira. Na sexta-feira, a probabilidade já será com menor. A semana será marcada pela passagem sucessiva s de ondulações frontais que vão originar uma certa irregularidade na ocorrência da precipitação: umas vezes é durante o dia, outras à tarde e outras à noite, mas será toda a semana”, referiu.

Quanto às temperaturas para hoje, em Lisboa vão oscilar entre 11 e 16 graus Celsius, no Porto entre 08 e 14, em Vila Real entre 05 e 10, em Bragança entre 03 e 08, em Viseu entre 05 e 10, na Guarda entre 03 e 07, em Coimbra entre 07 e 13, em Castelo Branco entre 06 e 13, em Santarém entre 08 e 16, em Évora entre 06 e 14, em Beja entre 07 e 15 e em Faro entre 09 e 17.

Para a Madeira, o instituto prevê para hoje períodos de céu muito nublado, possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos, vento fraco e pequena descida de temperatura. No Funchal, as temperaturas vão oscilar entre 16 e 21 graus.

Nos Açores prevê-se céu muito nublado, temporariamente com abertas durante a tarde, períodos de chuva, em especial na madrugada e manhã, e vento moderado a fresco, com rajadas até aos 80 quilómetros por hora. Em Ponta Delgada e Horta, as temperaturas vão variar entre 14 e 17, em Angra do Heroísmo entre 13 e 16 e em Santa Cruz das Flores entre 15 e 17.