Atualidade

INEM diz que José Boavida foi assistido oito minutos depois do pedido de socorro

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) revelou esta quinta-feira, dia 28, através de um comunicado que o socorro a José Boavida “foi prestado de forma correta”, tendo sido possível reverter a paragem cardiorrespiratória do ator.

“No passado dia 7 de janeiro foi recebido no Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM, via Número Europeu de Emergência – 112, às 23h52, um pedido de socorro, dando conta de uma vítima, encontrada inconsciente na via pública”, referiu o INEM no documento.

Na mesma nota, dá conta de que após localização e triagem, foi acionada para o local, às 23h54, a VMER disponível mais próxima do local, situada no Hospital S. Francisco Xavier, e, às 23h55, uma Ambulância de Socorro dos Bombeiros Voluntários (BV) de Queluz, ou seja, “os meios de socorro foram acionados ainda no decorrer da chamada em que estava a ser feito o pedido de socorro”.

O INEM adianta ainda que os dados disponíveis mostram que a Ambulância de Socorro dos BV de Queluz chegou ao local às 00h00, tendo informado o CODU de que “a vítima foi encontrada em paragem cardiorrespiratória, encontrando-se a equipa de socorro a proceder a manobras de reanimação”.

De acordo com o instituto, foi ainda recebido no CODU, às 00h33, a informação de que a equipa médica da VMER, após manobras de Suporte Avançado de Vida, conseguiu reverter a paragem cardiorrespiratória e iria iniciar o transporte do doente para o hospital mais próximo (Amadora-Sintra).

Este comunicado surge depois de Gabriel Boavida, o irmão de José Boavida, ter criticado a falta de uma VMER (Viatura Médica de Emergência) no Hospital Amadora-Sintra.

O ator José Boavida morreu no dia 26 de janeiro no Hospital Fernando da Fonseca, onde estava internado nos cuidados intensivos há duas semanas, após uma paragem cardiorrespiratória. As cerimónia fúnebres têm início amanhã, como avançou a Move Notícias.