Lifestyle

Bolo de cookies e creme

Fuja do básico e torne as suas festas especiais. Escolhemos a receita do livro “Fabulosos – Bolos espetaculares para todas as ocasiões” para que possa inovar nestas datas festivas.

Tempo de preparação + cozedura: 1h15
Rendimento: 10 porções

Ingredientes
250 g de manteiga a temperatura ambiente
2 colheres (chá) de essência de baunilha
1 ¼ chávena (275 g) de açúcar
3 ovos
2 ¼ chávenas (335 g) de farinha de trigo com adição de fermento
¼ chávena (35 g) de farinha de trigo comum
¾ chávena (180 ml) de leite
150 g de bolachas de chocolate recheadas com creme, grosseiramente picadas
5 biscoitos de chocolate recheados com creme, esmigalhados
Ingredientes creme
3 chávena (750 ml) de leite
3 colheres (chá) de essência de baunilha
6 gemas
½ chávena (110 g) de açúcar
1/3 chávena (50 g) de amido de milho (maizena)
60 g de manteiga
200 g de chocolate meio amargo picado

Modo de preparação do creme
Coloque o leite e a baunilha numa panela pequena e leve ao fogo médio até quase ferver. Bata as gemas, o açúcar e o amido de milho numa tigela e acrescente o leite quente aos poucos, mexendo sempre. Coloque tudo novamente na panela e leve ao fogo baixo. Cozinhe por 5 minutos ou até o creme ferver e engrossar. Retire do fogo e junte 40 g de manteiga. Separe um terço do creme numa tigela pequena. Ao creme restante, acrescente o chocolate e o resto da manteiga e misture até dissolver bem. Cubra as duas tigelas e leve ao frigorífico.
Modo de preparação
1. Aqueça o forno a 180 °C. Unte uma forma redonda de bordas altas com 20 cm de diâmetro e forre a base e as laterais com três camadas de papel-manteiga de modo que o papel ultrapasse a borda em 2 cm.
2. Coloque a manteiga, a baunilha e o açúcar numa tigela média e bata com a batedeira até ficar leve e fofo. Adicione os ovos, um de cada vez, mexendo a cada adição. Acrescente as farinhas peneiradas e o leite em duas partes, alternando. Junte as bolachas picadas e misture. Transfira para a forma preparada e espalhe bem a massa, alisando a superfície.
3. Deixe cozer durante 1 hora ou até que um palito inserido no centro saia limpo. Deixe arrefecer na forma durante 5 minutos antes de desenformar.
4. Enquanto isso, prepare o creme.
5. Divida o bolo em três camadas. Bata mais uma vez cada creme até ficar macio. Coloque a parte de baixo do bolo num prato ou suporte de bolo e espalhe metade do creme de chocolate. Cubra com a parte do meio do bolo e espalhe o creme tradicional. Finalize a montagem com a parte de cima do bolo e espalhe o restante do creme de chocolate. Decore com os biscoitos esmigalhados.

Dicas: Tanto o bolo quanto os cremes podem ser preparados com um dia de antecedência. Pode montar o bolo perto da hora de servir.