Atualidade

Primo de “Special One” no Governo

José Mourinho não é o único “Special One” na família. O primo do técnico, Ricardo Mourinho Félix foi nomeado secretário de Estado Adjunto, do Tesouro e das Finanças no novo Governo que toma posse esta quinta-feira, dia 26, e está a chamar à atenção pela sua ligação com o treinador do Chelsea.

Ricardo Mourinho Félix vai ser o braço-direito de Mário Centeno (ministro das Finanças). Já o foi durante a elaboração do programa económico do novo Governo, esteve nas negociações com os partidos mais à esquerda, inclusivamente nas reuniões europeias. Mourinho Félix fez boa parte da sua carreira no Banco de Portugal, onde começou em 1998, interrompendo durante um curto período – entre 2000 e 2001 -, altura em que foi consultor do secretário de Estado do Orçamento Rui Coimbra, no último Governo de António Guterres.

Governo de família
Mourinho Félix não é o único a ser parente de uma personalidade conhecida. O ministro da Cultura, João Soares, é filho do fundador e líder histórico do PS, Mário Soares. Maria Manuela Leitão Marques, ministra da Presidência e da Modernização Administrativa e “mãe” do famoso Simplex, é casada com o constitucionalista Vital Moreira.

Guilherme W. Oliveira Martins, secretário de Estado das Infraestruturas é filho do antigo ministro das Finanças de Guterres e até há um mês presidente do Tribunal de Contas (saiu para administrador da Gulbenkian), Guilherme Oliveira Martins.

A secretária de Estado Adjunta e da Educação, Alexandra Leitão, é casada com João Miranda e, portanto, nora de Jorge Miranda, apontado como “pai” da Constituição.

Margarida Marques, secretária de Estado dos Assuntos Europeus, é casada com Porfírio Silva, um dos conselheiros de Costa no partido.

Finalmente, Jorge Seguro, secretário de Estado da Energia, é primo do antigo líder socialista, António José Seguro.

Além disso, há também ligações familiares entre o elenco escolhido por António Costa para governar o país. Ana Paula Vitorino, ministra do Mar, é casada com Eduardo Cabrita, o ministro-adjunto do primeiro-ministro e que está encarregue da coordenação política do Governo.

Enquanto José Vieira da Silva volta ao Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, a sua filha e socióloga Mariana entra pela primeira vez num Executivo e para secretária de Estado adjunta do primeiro-ministro.