Atualidade

A foto polémica que o Facebook censurou

O fotógrafo alemão Olli Waldhauer quis testar as regras de censura do Facebook. Assim, criou uma imagem que junta mamilos e racismo.

Na imagem, Olli Waldhauer surge em primeiro plano sentado numa poltrona e com um cartaz castanho onde se pode ler em alemão “Kaufft nicht bei Kanaken” (Não compres nos [nas lojas] estrangeiros). O termo “kanaken” é uma gíria depreciativa para chamar em alemão os imigrantes turcos e que, neste caso, combina com um slogan bem conhecido dos tempos do nazismo. Atrás está uma mulher, que veste apenas umas cuecas pretas, com o peito à mostra e numa posição provocadora.

Porém, a foto foi censurada pela rede social de Mark Zuckerberg devido às regras rigorosas de nudez e não pela mensagem racista. A imagem foi censurada exatamente 21 minutos depois da sua publicação e a razão, dada por um administrador da rede social a Waldhauer, foi de que a publicação continha nudez. O alemão não se ficou por aqui e voltou a divulgar a imagem. Mas esta acabou sempre por ser retirada.

“A frase racista, como estava previsto, não incomoda ninguém no Facebook. A minha fotografia não é só pornográfica. Também é racista”, disse Olli ao jornal “El Confidencial”. “Vivemos num mundo onde um peito nu é mais perigoso do que as proclamações xenófobas”, acrescentou.

Apesar de censurada, a imagem tornou-se viral.

Facebook racismo1