Atualidade

Owen e Haatchi em Portugal para cumprir sonho antigo

A história de amizade entre Owen, um menino de 10 anos que sofre de uma doença degenerativa rara – síndrome de Schartz-Jampel, que deixa os músculos sempre tensos – e Haatchi, um cão de três patas, contada em livro “Haatchi & Little B”, comoveu o Mundo. No domingo, dia 18, o rapaz esteve em Portugal para concretizar um sonho: participar numa maratona.

Impossibilitado de andar, devido à sua condição, Owen teve a ajuda da madrasta. Colleen Drummond fez das suas pernas as do menino e conduziu-o na sua cadeira de rodas adaptada ao longo dos 42 quilómetros que ligavam a partida, em Cascais, à meta situada junto ao Meo Arena, no Parque das Nações (Lisboa).

Ao fim de cinco horas e dez minutos a dupla, apoiada por uma comitiva, chegaram ao final da prova mostrando que nada é impossível. Visivelmente emocionados com o feito, Owen e Colleen não esconderam o sentimento que os une e, abraçados, receberam felicitações de todos os presentes.

Apesar da dificuldade da prova, a madrasta do menino confessou-se “muito contente”. Na meta, a dupla tinha à sua espera o fiel amigo Haatchi e o pai do rapaz.

Owen e Colleen tentaram participar na maratona de Londres, mas a resposta não foi positiva. Portugal permitiu que o menino realizasse o seu sonho e ao mesmo tempo ajudasse a fundação Make-A-Wish a angariar fundos. Veja as fotos:

Fotos: Alexandra Martins do Vale