Saúde & bem-estar

Castanhas Assadas para todos!

Quem não gosta de uma castanha assada no outono?

As castanhas, típicas da estação fria do ano, de sabor rico e doce, ao contrário das frutas oleaginosas (nozes, amêndoas) ou sementes, têm um teor relativamente mais baixo em calorias, têm menos gordura, mas são ricas em hidratos de carbono, fonte de minerais, vitaminas e fito-nutrientes que beneficiam a saúde.

Apresentam um bom teor de fibra – 3 a 8,1 g/100g. A fibra da dieta ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue, limitando a absorção de colesterol a nível intestinal.

As castanhas destacam-se, ainda, pela sua riqueza em vitamina C. A vitamina C é necessário para a formação da matriz nos dentes, ossos e vasos sanguíneos. Sendo um forte antioxidante, oferece proteção contra os radicais livres nocivos.
Tal como os vegetais de folha verde, as castanhas são ricas em folatos. O ácido fólico é necessário para a formação de células vermelhas do sangue, e a síntese do ADN. O consumo adequado de alimentos ricos em folatos durante o período pré-concepção ajuda a prevenir defeitos do tubo neural no feto.

No leque de vitaminas e minerais ainda se pode enumerar as vitaminas do complexo B, a vitamina E, o potássio e o magnésio.
Este fruto constitui uma fonte interessante de ácidos gordos monoinsaturados. Estudos sugerem que a gordura monoinsaturada da dieta ajuda no reduzir o colesterol LDL (“mau colesterol”) e aumentar os níveis no sangue HDL (“bom colesterol”).

A composição nutricional das castanhas é comparável ao de outros alimentos como o arroz integral, batata-doce, milho doce, batata.
Ao inclui-las na sua alimentação aumenta a diversidade e quebra a monotonia alimentar.

Pode incluir as castanhas como acompanhamento do almoço ou jantar ou como merendas/snacks.

Relativamente ao seu valor calórico, este fruto fornece cerca de 180 Kcal por 100g (entre 4 a 6 castanhas). Ou seja, como sempre “a dose faz o veneno” e a moderação é a palavra-chave.

Uma vez que, as castanhas são isentas de glúten são um dos ingredientes que têm vindo a ganhar popularidade na preparação de fórmulas de alimentos sem glúten destinados para uso em pacientes sensíveis ao glúten, alergia do trigo, e doença celíaca.

Faça escolhas saudáveis e a sua vida será melhor!

Texto: Dinora Bastos (Médica)