Saúde & bem-estar

Mamografia deve ser feita a partir dos 40 anos

Um estudo, publicado na revista “The Lancet”, concluiu que as mulheres saudáveis que começaram a fazer a mamografia anualmente a partir dos 40 anos tiveram 12% de redução no risco de morrer de cancro da mama.

A pesquisa, realizada por cientistas britânicos, avaliou dados epidemiológicos de 160 mil mulheres da Inglaterra. Destas, 53.883 (grupo de intervenção) começaram a fazer o exame anualmente, a partir dos 40 anos. As outras 106.953 (grupo de controlo) receberam a indicação padrão, ou seja, fizeram a sua primeira mamografia aos 50 anos e repetiram o exame a cada três anos. Durante o estudo, foram registadas as ocorrências de cancro e as estatísticas de sobrevivência.

Após 17 anos de acompanhamento, os resultados mostraram que menos mulheres do grupo de intervenção morreram de cancro da mama em comparação com as do grupo de controlo. As pacientes que fizeram a mamografia a partir dos 40 anos tiveram uma redução de 12% no risco de morte. Nos primeiros 10 anos de acompanhamento, essa redução foi ainda maior: 25%, em comparação com o grupo de controlo.

A Organização Mundial de Saúde recomenda que a primeira mamografia deve ser realizada aos 35 anos, sendo que deve ser repetida de 18 em 18 meses até à menopausa. Depois da menopausa, a mamografia deve ser realizada de 24 em 24 meses.