Lifestyle

Regresso às aulas custa 528 euros a cada família

As famílias portuguesas vão gastar mais dinheiro este ano com o regresso às aulas, segundo um inquérito que aponta para uma despesa média de 528 euros entre livros e outros materiais para o dia a dia da escola. São mais 19 euros do que no ano passado, segundo o “Estudo sobre as Intenções de Compra dos Portugueses no Regresso às Aulas 2015”, que realizou entrevistas telefónicas em todo o país.

Apesar das promoções que se podem encontrar em grandes superfícies e em livrarias, a fatura vai voltar a subir e quanto mais velhos são os alunos mais caros ficam os livros: no 1.º ciclo os manuais obrigatórios, sem cadernos de actividades, rondam os 25 euros, mas no secundário ultrapassam facilmente aos 200 euros.

Além dos manuais, as compras vão recair essencialmente em vestuário e calçado (85%), despesas de educação (78%) e artigos de desporto (73%), de acordo com o estudo em que foram feitas 600 entrevistas mas consideradas as respostas de apenas 238 pessoas, porque eram quem tinha filhos em idade escolar ou em que o próprio estava a estudar.

A forma que muitas famílias (51%) encontram para conseguir fazer face às despesas é repartindo as compras, comprando os manuais escolares num momento diferente do restante material.

Apesar da elevada fatura, a maioria dos inquiridos (94%) quer que os filhos tenham manuais novos mas já se começa a notar um aumento de pessoas que optam por livros em segunda mão: em relação ao ano passado, regista-se um aumento de 33% de pessoas que recorrem a manuais usados, alguns pedem emprestado a familiares ou amigos enquanto outros recorrem a “lojas” de segunda mão, mostra ainda o estudo realizado pelo Observador Cetelem.