Atualidade

Conheça a mulher que poderá vir a ser primeira-dama após legislativas

Fernanda Tadeu, mulher do líder do Partido Socialista, sempre manteve uma postura discreta. No entanto, desde que António Costa assumiu a liderança do partido a professora tem surgido ao lado do político em diversas ocasiões, mostrando o seu apoio ao marido, na corrida ao cargo de primeiro-ministro.

O casal esteve por estes dias nas Festas da Nossa Senhora da Agonia, em Viana do Castelo, e Fernanda, que se formou na Escola Superior de Educadoras de Infância Maria Ulrich e, mais tarde, licenciou-se em educação especial, esteve também no centro das atenções.

Casou, pelo civil, com o líder socialista, em julho de 1987, e têm dois filhos: Pedro, de 25 anos, e Catarina, de 22 anos. Até Costa se ter candidatado às primárias do PS, não lhe era conhecida nenhuma filiação política, mas em 2014 inscreveu-se como simpatizante do PS para poder votar no marido, revelando assim que o apoiava no desejo deste se candidatar a primeiro-ministro.

Costa Viana Castelo3

A manifestação
Em 2008, Fernanda Tadeu, de 55 anos, chegou às páginas dos jornais. Isto, porque numa altura em que o marido era o número 2 do Governo de Sócrates, participou na Marcha dos Indignados, que levou milhares de professores para a rua, em protesto contra o governo socialista. Fernanda era educadora de infância numa escola do concelho de Sintra. Em 2014, acabou por aderir ao programa de rescisões por mútuo acordo do pessoal docente.

Nos tempos livres a mulher de Costa gosta de se dedicar às caminhadas, à jardinagem e adora dançar.

Fernanda Tadeu arrisca-se, a par da já conhecida Laura Ferreira (mulher do atual primeiro-ministro), a ser a primeira-dama após as eleições legislativas, que se realizam a 4 de outubro.

Costa Viana Castelo1

Fotos: Facebook/Partido Socialista