Atualidade

Hoje é noite de lua azul

Esta sexta-feira, último dia de julho, vai haver uma “lua azul”, um fenómeno que ocorre de três em três anos e que só vai voltar a acontecer em janeiro de 2018.

De acordo com o Observatório Naval dos Estados Unidos, chama-se “lua azul” à segunda lua cheia dentro de um mesmo mês do calendário, julho neste caso. Cada ciclo lunar dura aproximadamente 28 dias e quando ocorre uma lua cheia no início do mês é provável que haja uma segunda no final. É o que vai acontecer esta sexta-feira, a primeira lua cheia deste mês ocorreu no dia 2.

Apesar de ser denominada “lua azul”, o planeta vai aparecer com as cores do costume -cinzentos, brancos e prateados. Segundo peritos, a lua ficou azul em poucas ocasiões devido a poeira, cinza e fumo na atmosfera provocada por grandes erupções vulcânicas ou incêndios florestais. Foi assim em 1927 na Índia, quando depois de uma enorme seca, uma tempestade levantou toneladas de poeira na atmosfera; ou em 1951 quando um enorme incêndio florestal no Canadá lançou uma enorme quantidade de cinzas que deixaram a Lua com aspecto azulado.

A última “lua azul” ocorreu a 31 de agosto de 2012. Se hoje não puder admirar o fenómeno terá uma nova oportunidade a 31 de janeiro de 2018.