Saúde & bem-estar

Hipertensão é associada a problemas cognitivos

Ter hipertensão durante a meia-idade pode resultar em problemas cognitivos, quando se atinge os 80 anos, segundo um estudo publicado recentemente na revista científica “Journal of Alzhmeir´s Disease” e realizado por pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Boston, nos Estados Unidos.

A pesquisa foi conduzida a partir de informações recolhidas para o Estudo do Coração de Framingham, que surgiu em 1948 com 5200 adultos. Os pesquisadores mediram a tensão arterial de 378 participantes, quando estes tinham entre 50 e 60 anos de idade. Trinta anos depois, quando os voluntários já tinham ultrapassado os 80 anos, foi solicitado que eles realizassem testes para medir o desempenho cognitivo.

Os participantes que tiveram hipertensão durante a meia-idade obtiveram piores resultados nos testes que avaliaram a atenção e as funções executivas. “O declínio cognitivo é considerado uma consequência inevitável do envelhecimento e o avançar dos anos continua a ser o principal fator de risco para o desenvolvimento da demência”, afirmou Rhoda Au, autora do estudo. “Mas o controlo dos fatores que impactam no envelhecimento cerebral, como a tensão arterial, poderá melhorar a saúde do cérebro e diminuir esse risco”, acrescentou.