Saúde & bem-estar

Férias escolares atrapalham rotina de hábitos saudáveis

Durante as férias escolares as crianças consomem mais açúcar, passam mais tempo em frente à televisão e consomem menos legumes do que no resto do ano. É o que aponta um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Columbia.

A pesquisa utilizou dados de um levantamento realizado com 6 453 crianças e adolescentes em idade escolar. Os jovens foram acompanhados durante o ano letivo e também nas férias escolares. Os pesquisadores então consideraram três medidas: o total de calorias consumidas por dia, número de porções de legumes e a quantidade de açúcar ingerido. Além disso, também compararam os padrões de atividade física e alterações no tempo total diante da televisão.

De acordo com os resultados, o comportamento dos alunos era pior. Nas férias, as crianças assistiam, em média, 20 minutos a mais de programas televisivos e consumiam 85 gramas a mais de açúcar do que estão acostumados durante o período escolar. Curiosamente, a quantidade de atividade física não teve uma mudança significativa: praticavam cinco minutos a mais de exercícios.

“O ambiente escolar é essencial para estimular hábitos saudáveis nos jovens, como alimentação equilibrada e atividade física”, disse Claire Wang, uma das principais autoras do estudo. “A partir dos nossos resultados, percebemos que as estratégias para prevenir a obesidade devem ser ampliadas para não ter efeito apenas durante o ano letivo”, acrescentou.