Saúde & bem-estar

DGS alerta para particulas e poeiras no ar vindas de África

A qualidade do ar deverá ser afetada este sábado, dia 6, por partículas e poeiras vindas do norte de África. Por isso, a Direção-Geral da Saúde (DGS) alertou que a população deverá evitar esforços prolongados e atividades ao ar livre.

Quanto aos grupos mais vulneráveis – crianças, idosos, doentes com problemas respiratórios crónicos, principalmente asma, e doentes do foro cardiovascular – recomenda cuidados acrescidos, devendo, “se possível, permanecer no interior dos edifícios com as janelas fechadas”.

Num alerta publicado na sua página da Internet, a DGS alerta para a previsão de que no dia 6 de junho “Portugal Continental seja influenciado por uma massa de ar com origem no norte de África, transportando na circulação partículas e poeiras em suspensão”.

“Este fenómeno natural poderá afetar a qualidade do ar ambiente, estimando-se que possa contribuir para um aumento das concentrações de partículas em suspensão em todas as regiões do País, com maior intensidade na faixa interior e especialmente no Alentejo Interior”, acrescentou.

Estas partículas podem ser responsáveis por “efeitos nefastos para a saúde humana, como irritação nos olhos, nariz, garganta, tosse e agravamento de doenças respiratórias”.