Lifestyle

DECO lança campanha pelo fim do roaming

A Associação de Defesa dos Consumidores juntou-se a várias outras entidades para promover uma petição que tem como objetivo pedir o fim do roaming na Europa até ao final deste ano.

A campanha Zero Roaming é apoiada pela DECO, pela OCU (Organização de Consumidores e Usuários de Espanha), pelo Eixo Atlântico, pela RIET (Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças) e pela Organização Europeia de Consumidores.

Estas entidades vão lançar uma petição online para recolher assinaturas para depois apresentar ao Parlamento Europeu e demonstrar que os cidadãos estão mobilizados contra o “injustificado sobrecusto, atentatório do Mercado único Europeu, que afeta os direitos dos cidadãos e constitui a última fronteira da Europa”, informa a DECO em comunicado de imprensa.

De acordo com a organização, o roaming “não é só um problema exclusivo dos turistas, mas também de estudantes residentes no estrangeiro, empresários, trabalhadores e cidadãos que habitam nas regiões das fronteiras internas da União Europeia”.

Estas entidades estão a promover a recolha de assinaturas através de uma plataforma online e pretendem que o Parlamento Europeu decida o fim do roaming europeu antes do final deste ano.