Atualidade

Sócrates foi ouvido pelo Ministério Público

O ex-primeiro-ministro foi na quarta-feira, dia 27, inquirido pelo Ministério Público. José Sócrates deixou por algumas horas o Estabelecimento Prisional de Évora, onde se encontra em prisão preventiva desde novembro do ano passado, e esteve no Departamento Central de Investigação e Ação Penal.

O antigo governante esteve a ser ouvido numa diligência que teve como “objetivo principal ouvir o arguido sobre factos entretanto apurados no decurso do inquérito”, da denominada “Operação Marquês”, conforme revelou uma fonte à agência “Lusa”.

Sócrates teve ao seu lado os advogados de defesa, João Araújo e Pedro Delille, que não quiseram prestar declarações sobre o assunto.

Depois da inquirição, o procurador Rosário Teixeira vai analisar as respostas do ex-primeiro-ministro e tem até à próxima semana para apresentar uma proposta ao juiz Carlos Alexandre sobre a revisão da medida de coação. Isto é, decidir se Sócrates deve continuar ou não no Estabelecimento Prisional de Évora.

Recorde-se que José Sócrates está indiciado dos crimes de fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais e corrupção.