Atualidade

Queniano oferece dote para casar com filha de Obama

“50 vacas, 70 ovelhas e 30 cabaras” é o que um advogado queniano quer oferecer como dote ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para casar com a sua filha mais velha, Malia, de 16 anos.

Felix Kiprono disse, em entrevista a um jornal de Nairobi, que se interessou pela jovem em 2008. Nessa altura, Obama estava a concorrer pela primeira vez à Casa Branca e Malia tinha dez anos de idade.

“De facto, desde essa altura que não namoro com ninguém, uma vez que me comprometi em ser fiel a ela”, revelou, acrescentando que partilhou esse sonho com a sua família, que está disposta a ajudá-lo a aumentar o dote.

Kiprono salienta ainda que pretende apresentar a sua oferta de casamento a Barack Obama quando este fizer a sua primeira visita presidencial ao Quénia, terra natal do pai do presidente, e espera que ele leve consigo a filha.

“Estou a escrever uma carta para enviar a Obama a pedir-lhe o favor de trazer Malia consigo na primeira visita. Espero que a Embaixada lhe entregue a carta”, acrescentou.

Kiprono disse que não estava interessado no dinheiro da família Obama. “O meu amor é verdadeiro”, assegurou.

O jovem advogado, cuja idade não é revelada, até já preparou o seu pedido de casamento. “Será feita no topo do monte”, junto da povoação rural da zona onde habita. E, em vez de champanhe, seria servido “mursik” na boda – uma espécie de soro de leite coalhado -, para manter a tradição.

Além disso, referiu, ainda, que enquanto casal, ele e Malia “levariam uma vida simples” e que ensinaria as tradições à jovem: “Ensinarei Malia a mugir uma vaca, a cozinhar ‘ugali’ (farinha de milho) e a preparar ‘mursik’como nenhuma outra mulher ‘Kalengin’ – tribo dos corredores quenianos”.