Saúde & bem-estar

Medicamento para emagrecer é mortal

A Interpol emitiu um alerta “laranja” para o 2,4- Dinitrofenol, o mesmo que é usado para explosivos. A substância também é conhecida no mundo do culturismo e é usada para emagrecer, mas já causou pelo menos a morte 64 pessoas no mundo. Entre as vítimas está a britânica Eloise Parry, de 21 anos, que tomou oito comprimidos e morreu após a temperatura corporal ter subido até aos 42 graus.

O produto é vendido na internet sob a forma de um pó amarelo, em cápsulas ou em creme. O alerta foi criado pelo governo francês, depois de serem conhecidos os resultados dos testes levados a cabo nos laboratórios da Agência Mundial Antidoping. A instituição sublinhou que o DNP é produzido em laboratórios clandestinos, sem as condições de higiene necessárias nem a presença de especialistas da área.

De acordo com a Sky News o medicamento queima gorduras ao acelerar freneticamente o metabolismo humano, causando um aumento da temperatura corporal, desidratação, vómitos e arritmias. Quando utilizado de forma continuada, o DNP provoca cataratas, lesões na pele e cancro.

Nos anos 1930, o DNP era utilizado para estimular o metabolismo e ajudar à perda de peso, mas foi retirado do mercado depois de ter causado várias mortes.