Atualidade

Homem conhece irmã do jovem que lhe deu um rosto

O canal australiano Nine vai exibir no domingo, dia 31, o primeiro encontro da irmã de Joshua Aversano, morto aos 21 anos por atropelamento, com Richard Norris, o homem que recebeu o rosto do jovem através de um transplante, depois de ter ficado desfigurado ao disparar acidentalmente uma espingarda, em 1997.

O encontro entre os dois foi filmado para o programa “60 minutos Austrália” e nas imagens, entretanto, divulgadas vê-se Rebekah Aversano a perguntar a Norris: “Importas-te que toque?”.

Depois de lhe tocar, Rebekah Aversano dá um passo atrás e diz: “Este é o rosto com o qual eu cresci”. Essa parece ser também a opinião de Gwen Aversano, mãe de Joshua. “Definitivamente, conseguimos ver nele o nosso filho”, afirmou, acrescentando que tanto ela como os restantes membros da família se sentiam “muito contentes” por terem ajudado Richard Norris: “Apesar da nossa perda trágica, fomos capazes de ser úteis a alguém.”

Até à altura da cirurgia Norris vivia recluso, ficou deprimido e até se tentou suicidar. Mas em março de 2012 recebeu a notícia de que uma família de Maryland, nos Estados Unidos, autorizou que parte do rosto do filho falecido – dentes, um dos maxilares, músculos e nervos – fosse transplantada para o rosto desfigurado de Norris. A cirurgia, levada a cabo por uma equipa do centro médico da Universidade de Maryland, teve a duração de 36 horas e foi considerada uma das mais complexas da história dos transplantes faciais.

Apesar do sucesso da cirurgia, Richard tem que levar uma vida regrada, que é acompanhada de medicação.