Atualidade

Cerveja “recruta” confrades de peso

Fernando Mendes, César Mourão, Salvador Martinha e Katty Xiomara estiveram entre as quase vinte personalidades que foram entronizadas como confrades da cerveja, na XIII cerimónia da confraria, que decorreu sexta-feira, dia 29, no Mosteiro S. Bento da Vitória, no Porto.

Esta foi a segunda vez que a cerimónia de entronização dos novos confrades teve lugar na Invicta, onde várias caras conhecidas aceitaram o convite para serem os novos embaixadores da bebida.

“Aceitei este convite porque gosto de cerveja e depois porque tenho alguns amigos que já estavam aqui. Acho giro estes convívios, conhecem-se novas pessoas e o ambiente é engraçado”, disse Fernando Mendes à Move Notícias, acrescentando que tanto gosta das cervejas “loiras como de morenas”.

Já Katty Xiomara mostrou-se uma conhecedora da bebida e confessou que gosta de experimentar outras marcas, sempre que viaja para fora do país: “É uma bebida que consumo mais no verão e prefiro as chamadas ruivas. Quando vou para fora, gosto de experimentar outras marcas. Mas gosto muito da cerveja portuguesa, principalmente das artesanais”.

Salvador Martinha também conhece várias marcas, mas revelou que prefere a “cerveja portuguesa”. “No verão passado andei a viajar pela Europa e senti falta da nossa cerveja”, referiu.

César Mourão disse não ser um grande conhecedor da bebida, embora não a dispense, principalmente, nos dias quentes para acompanhar “uns petiscos”, acrescentando que não tem preferência pelas loiras ou pelas morenas. “Desde que sejam boas, eu bebo”, afirmou, em tom de brincadeira.

Como não poderia deixar de ser, no final da cerimónia os novos confrades brindaram à confraria com uma caneca de cerveja.

Criada em abril de 2003 como entidade sem fins lucrativos, a confraria conta já com mais de 500 Confrades, número que aumenta todos os anos aquando da Entronização anual, que convida figuras públicas e líderes de opinião (Confrades de Honra), parceiros do negócio cervejeiro português (Confrades Protetores) e colaboradores das cervejeiras (Confrades Mestres) a integrarem este grupo de apaixonados pela cerveja, tornando-se seus Embaixadores em Portugal e contribuindo para a sua divulgação, prestígio e dignificação.

Fotos: José Gageiro