Off the record

Ana Guiomar: “Só penso em descanso”

Aos 13 anos Ana Guiomar estreou-se na televisão, em “Segredo de Justiça”, na RTP, mas foi a participação em “Morangos com Açúcar” que lhe deu visibilidade. Treze anos depois tornou-se um rosto presente em várias produções de ficção nacional – atualmente dá vida a Vitória em “Mar Salgado”-, mas não só. O teatro é outra paixão da atriz, que está em cena no teatro Nacional S. João com a peça “Amor e Informação”.

Ao lado de Irene Cruz, Cristóvão Campos, João Vicente e Francisco Pestana a atriz explora, de forma invulgar, “a nossa infinita necessidade de amor e de conhecimento”. O espectáculo “retrata muito bem a sociedade”. “Quando estivemos em cena em Lisboa, no Teatro Aberto, parecia que todos os dias acontecia qualquer coisa que tinha a ver com a peça”, contou.

DSC_6952

No palco, Ana Guiomar interpreta várias personagens: “Os bastidores são uma azáfama, é hilariante, porque há trocas de roupa, de peruca…”. Porém, a atriz diz que não é difícil interpretar vários papéis. “O segredo é a concentração só, porque estamos a interpretar várias personagens, mas não estamos a trabalhar o físico de forma diferente, nem abonecamos nada, torna-se mais fácil por isso”, explicou à Move Notícias.

Numa das noites na Invicta, Ana Guiomar teve na plateia pessoas especiais: cinco jovens da instituição de Bom Pastor, de Ermesinde. Esta iniciativa partiu da própria atriz, que no final esteve à conversar com as fãs numa amena troca de impressões: “Dá-me um gozo enorme trazer estas jovens a ver a peça, porque são pessoas que são interessadas. Tenho pena de que não se façam mais iniciativas destas. Elas adoraram e eu estou super contente”.

DSC_6925

Entre a televisão e o teatro
Há quatro anos que Ana Guiomar concilia a televisão e o teatro, mas diz que não é nada difícil. “É mais complicado na altura dos ensaios, porque é mais exigente. Mas eu gosto do que faço e não me custa nada”, referiu. No entanto, lamenta não ter mais oportunidades para estar no palco. “O Teatro Aberto tem-me dado várias oportunidades. Não é fácil para as pessoas que começaram em televisão depois fazer teatro. Gostava de trabalhar com outros encenadores e fazer audições…”, confessou.

Já na televisão o balanço não poderia ser mais positivo. “Gostei muito de interpretar a Vitória, porque é diferente das personagens que fiz nas últimas novelas, em que estive no núcleo cómico. A Vitória era extremamente contida e houve dias que me custou mais interpretá-la”, contou. Na trama da SIC, Ana dá vida a uma grávida, mas diz que isso não lhe despertou o instinto maternal: “Quero ser mãe, claro, mas vou esperar pelos 30. Quero ser uma pessoa viajada quando os meus filhos nascerem”.

DSC_6960

Terça-feira, dia 19, será o seu último dia de gravações e deixa escapar que vai ter “muitas saudades” dos colegas e de todo o grupo de trabalho. Apesar da excelente experiência em “Mar Salgado”, confessa que está ansiosa por poder descansar.

No dia 24 de maio sobe ao palco pela última vez com “Amor e Informção”, depois seguem-se as férias. “Quero descanso, descanso, descanso… Só penso em descanso. Vou ter um verão espetacular”, disse, entre risos. Por isso, Ana Guiomar nem pensa em projetos a curto prazo: “Pretendo viajar, apanhar sol… Depois logo se vê”.

Agora, resta esperar para saber qual será o próximo desafio de Ana Guiomar, que já conquistou o público e os críticos. Apesar dos seus 26 anos, a atriz é reconhecida entre os melhores.

DSC_6959

Fotos: Move Notícias