Atualidade

Altas temperaturas deixam Portugal em alerta

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) e emitiu hoje um aviso à população para ter precauções devido ao risco de incêndio, uma vez que o tempo vai estar quente e seco, acompanhado de vento, nos próximos dias.

A temperatura máxima estará entre os 25 a 30 graus nas regiões do sul e interior centro hoje, subindo para 35º no sábado, no domingo e na segunda-feira a sul. A humidade relativa do ar é baixa: entre 10 a 20 por cento no sul e entre 20% a 30% no centro, diminuindo no fim de semana.

O vento sopra moderado do quadrante norte (até 30 quilómetros por hora) e forte com rajadas (até 70Km) no litoral oeste e nas terras altas hoje. No sábado roda para noroeste e no domingo para leste, chegando aos 45 km/hora nas terras altas e diminuindo para 35 km/h no litoral oeste durante a tarde. Na segunda-feira, deverá registar-se uma diminuição da intensidade, ainda que sopre por vezes forte de noroeste no litoral oeste e nas terras altas.

A ANPC afirma, em comunicado, que as condições são “favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios florestais”. Neste sentido, recorda que não é permitido fazer queimadas, nem outro tipo de fogueiras nos locais onde o índice de risco de incêndio for superior ao nível “Elevado”.

Também é interdito o lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes. Fumar nos espaços florestais e vias circundantes está também entre as proibições.