Saúde & bem-estar

Vacina contra o HPV pode ser eficaz mesmo para mulheres que já contraíram o vírus

Um estudo concluiu que a eficácia da vacina contra o papiloma vírus humano (HPV) pode ser estendida mesmo a mulheres que já foram anteriormente infetadas pela doença.

Neste estudo, os cientistas liderados pelo Instituto Nacional de Cancro (NCI) dos Estados Unidos acompanharam durante quatro anos 4 186 mulheres entre 18 e 25 anos que receberam ou a vacina que protege contra dois subtipos do HPV ou uma vacina controlo. Os resultados mostraram que, além de ser eficaz para proteger 83% das mulheres contra as infeções, a vacina também impede que 58% das mulheres que tiveram HPV sejam novamente infetadas. O HPV é uma infeção local que pode atingir, separadamente, a cervical, o ânus e a boca e, ocasionalmente, pode levar ao desenvolvimento de cancro.

“Mesmo que a vacina contra o HPV não ajude a combater infeções correntes, observamos que pode proteger mesmo mulheres expostas ao vírus contra infeções futuras”, afirmou Daniel Beachler, pesquisador do NCI e um dos autores do estudo.

Nos Estados Unidos, mulheres até 26 anos também têm o direiro de receber as doses da vacina. A explicação é que, como até essa idade elas provavelmente não tiveram contato com todos os tipos de vírus, a vacina pode ser eficaz. O novo estudo traz mais evidências de que mulheres ainda mais velhas podem receber as doses e beneficiar da proteção da vacina.

Tópicos: