Atualidade

Blogger fingiu que tinha cancro para ganhar dinheiro

Belle Gibson, uma blogger que escrevia sobre saúde, criou um negócio de sucesso ao dizer que tinha sobrevivido a um cancro cerebral maligno. A australiana relatava desde 2013 a sua batalha com o tumor na página “The Whole Pantry”, como tratamento usava alimentos saudáveis e terapias alternativas, ignorando métodos médicos convencionais .

Além do blogue, também lançou uma aplicação para telemóveis e um livro de receitas. Gibson conseguiu, assim, um grande número de seguidores nas redes sociais, onde dava conselhos de “bem-estar”.

Agora, admite que tudo não passou de uma mentira. “Nada é verdade. Eu não quero perdão, apenas achei que confessar (a mentira) é a coisa mais responsável a fazer. Acima de tudo, eu quero que as digam ‘Ok, ela é apenas humana’”, confessou à revista “Australia’s Women’s Weekly”.

As suspeitas sobre a veracidade da história de Belle surgiram quando esta não fez as doações das receitas do livro prometidas às associações de luta contra o cancro.

Gibson acredita que a sua “infância complicada” pode ter sido a razão que a levou a mentir, mas não encontra um argumento concreto: “Acho que a minha vida tem tantas complexidades que é mais fácil assumir. Se não tenho uma razão, então teorizo para mim mesma e encontro uma”.