Atualidade

Quem era o copiloto da Germanwings

O alemão Andreas Lubitz, de 28 anos, era o copiloto do avião da Germanwings, que se despenhou nos alpes franceses na última terça-feira. A análise da caixa negra encontrada revelou que o copiloto acionou a descida do aparelho, sendo por isso responsável pelo acidente.

Andreas fechou-se no cockpit e recusou-se a abrir a porta ao comandante Patrick Sonderheimer e não respondeu às chamadas da torre e controlo.

Lubitz trabalhava na companhia desde setembro de 2013.  “Andreas tornou-se membro do clube [LSC] ainda jovem, para cumprir o sonho de voar”, pode ler-se numa nota que lamenta a morte do copiloto.

De acordo com a Associated Press, os seus conhecidos em Montabaur garantiram que Andreas Lubitz não mostrava qualquer sinal de depressão. “Transmitia um sentimento positivo. Estava feliz por ter o emprego na GermanWings e estava a dar-se bem”, afirmou um membro de um clube a que pertencia Andreas Lubitz, Peter Ruecker.

Andreas Lubitz terá tirado licença para conduzir ultra-leves ainda em jovem, foi formado na Base Aérea de Bremen e era um piloto certificado pela agência norte-americana Federal Aviation Administration (FAA).

Agora, a família de Lubitz vai ser interrogada, como revelou o procurador de Marselha, Brice Robin, durante uma conferência de imprensa na manhã desta quinta-feira. As autoridades alemãs serão as responsáveis pelo interrogatório aos familiares do jovem, com o objetivo de se tentar perceber o que aconteceu no cockpit. Os parentes do copiloto encontravam-se junto a outras famílias das vítimas no local do acidente, mas, entretanto, quando se soube dos resultados da análise à caixa negra, abandonaram o local.