Saúde & bem-estar

OMS alerta que 47 milhões sofrem de demência no mundo inteiro

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que 47 milhões de pessoas sofrem de demência em todo o mundo e esse número pode triplicar até 2050.

A agência da ONU realiza nos próximos dois dias em Genebra, a primeira Conferência Ministerial sobre a Ação Global Contra a Demência, considerada um desafio global.

O encontro vai reunir pelo menos 70 ministros da saúde, assim como especialistas na área e ONG que lidam com o assunto, com o objetivo da conferência de chamar à atenção para o peso socioeconómico causado pela doença e mostrar que pode ser reduzido se o mundo se comprometer coletivamente a colocar a demência como prioridade na agenda da saúde pública global.

Nesta segunda-feira, os participantes do evento vão debater questões como pesquisa, regulamentação de medicamentos, cuidados do paciente e direitos humanos. Na terça-feira, os ministros vão discutir como avançar, conjuntamente, com a agenda global para combater a doença.

No fim do dia, a directora-geral da OMS, Margaret Chan falará com os jornalistas sobre as conclusões do encontro organizado pelos departamentos de saúde da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte e pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico, (OCDE).