Atualidade

Morreu o cineasta Albert Maysles

O cineasta americano Albert Maysles, famoso pelo documentário “Gimme Shelter” sobre os Rolling Stones, faleceu aos 88 anos, em Nova Iorque, na última quinta-feira, dia 5, vítima de cancro do pâncreas.

Maysles foi um dos maiores expoentes do “cinema verdade” do género de documentários. No seu trabalho, não entrevistava as pessoas que eram filmadas e não seguia um argumento ou narração.

Destacou-se na viagem feita à então União Soviética, em 1955, para capturar a vida nos hospitais psiquiátricos, o que resultou no “Psychiatry in Russia”, foi o início de uma carreira, na qual brilhou junto com o seu irmão, David, falecido em 1987.

Em 1970, Albert Maysles conquistou as luzes da ribalta com o documentário “Gimme Shelter”, sobre a banda britânica The Rolling Stones. O filme regista o trágico desfecho do espetáculo de Altamont (EUA), com quatro espetadores mortos no meio da caótica organização do evento.

Além disso, também co-realizou o documentário “Grey Gardens” (1976), sobre as vidas de Edith Bouvier Beale e da sua mãe, Edith Ewing Bouvier Beale.