Saúde & bem-estar

Bactéria mortal libertada de laboratório nos EUA

As autoridades de Louisiana, nos Estados Unidos, estão a investigar a fuga de uma perigosa bactéria, a “Burkholderia pseudomallei”, por vezes por mortal, de um laboratório de alta segurança, avança o jornal “USA Today”.

De acordo com os responsáveis pelo centro de investigação, não há risco para o público, apesar de ainda não ter sido determinada a extensão da contaminação, após a falha de segurança no Tulane National Primate Research Center.

Primariamente encontrado no sudeste asiático e norte da Austrália, o micróbio pode infetar humanos e animais através do contacto com o solo e água contaminados, e está mesmo classificado como um potencial agente de bioterrorismo.

O laboratório estava a trabalhar no desenvolvimento de uma vacina contra esta bactéria.

A mesma publicação relata que as autoridades dizem que o organismo não foi detetado nas zonas exteriores das instalações do centro, mas que quatro macacos mantidos em celas ao ar livre ficaram doentes e dois foram submetidos a eutanásia.

Além disso, também uma inspetora federal adoeceu após visitar as instalações, no entanto não se sabe se a causa foi a exposição ao vírus.