Saúde & bem-estar

Meditar faz bem ao cérebro

A meditação é uma prática que tem ganho cada vez mais adeptos devido aos seus benefícios. Um estudo recente da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, concluiu que meditar faz bem ao cérebro,  nomeadamente a capacidade de melhorar os índices de atenção e concentração, ou, por exemplo, de reduzir sintomas ligados à ansiedade.

Segundo os cientistas, o declínio do cérebro começa ainda antes dos 30, sendo que a partir daí começamos a perder volume e peso. Fazer meditação reverte alguns destes processos, porque além de melhorar o nosso bem-estar físico e psicológico, previne o surgimento de doenças neurodegenerativas como a demência, Alzheimer ou Parkinson.

“Nas pessoas que meditam, a relação entre a perda de matéria cinzenta e a idade não foi tão pronunciada como nas restantes pessoas”, refere Florian Kuth, oum dos autores da pesquisa. “Surpreendentemente, o processo não foi tão pronunciado em várias áreas do cérebro. Esperávamos observar esta tendência em algumas pequenas partes do cérebro… mas a verdade é que foi muito mais extenso do que isso”, acrescentou.

Para realizar este estudo, os investigadores examinaram as TAC’s de 50 pessoas que meditavam há uma média de 20 anos, comparando com as de 50 indivíduos que não tinham este hábito.

meditar