Lifestyle

Matemática diz-lhe qual a pessoa certa para casar

Como saber que aquela pessoas é a “tal”? Como saber se é com essa pessoa que deve casar? Se já lhe surgiram na cabeça estas perguntas, a matemática pode ser a resposta.

O programa de rádio “More or Less”, da BBC, fez estas e outras perguntas ao matemático Matt Parker, que sugere uma abordagem científica para resolver a questão.

“Quando se está a entrevistar parceiros – ou seja, a namorar e a sair em encontros -, à medida que avalia os candidatos e rejeita um deles, depois, é muito difícil voltar e dizer, ‘Mudei de ideia – parece que é o melhor que sou capaz de conseguir'”, explicou.

No entanto, o matemático defendeu que é preciso ter contacto com um número suficiente de parceiros para ter uma ideia geral das suas possibilidades.

Parker diz que, matematicamente, se quiser obter a melhor pessoa possível dentro da média, precisa estimar o número total de pessoas com quem vai sair durante a sua vida.

Imaginemos que sejam cem pessoas. Então, deve calcular a raiz quadrada desse número – no caso, dez. Use os seus dez primeiros encontros para analisar a qualidade, “compilando” a informação para a sua própria pesquisa de mercado.

“Até pode colocá-los num documento, determinando quem foi o melhor. Feito isso, deve continuar nos encontros até encontrar alguém tão bom ou melhor do que a amostra original. Daí, matematicamente terá o melhor resultado, em média”, acrescentou.

Porém, mesmo com esta fórmula, podem surgir questões, como quanto tempo precisa até determinar a qualidade do parceiro? Como avaliar as pessoas de forma objetiva?

Aqui parte-se do princípio que será capaz de estimar, com certa precisão, o número de pessoas com quem terá envolvimento romântico ao longo da sua vida: “Como sempre, um modelo matemático só é bom se partir de boas premissas iniciais, e (depende de) quantos fatores levar em conta e do quão preciso é ao avaliá-los”.

“As pesquisas parecem indicar que a maioria das pessoas se acomoda cedo demais, e não apenas na procura por parceiros para a vida toda, mas também em questões como comprar uma casa, um carro usado – então (a análise matemática) pode dar-lhe uma ideia de quantas amostras avaliar”, referiu Matt Parker.

Em contrapartida, “no namoro online, as pessoas entram num ciclo de nunca parar de analisar as suas amostras, sempre a pensar que há alguém melhor por aí”. “Não deve seguir religiosamente esse algoritmo, mas é um guia razoável para mostrar, de forma aproximada, o que deveria fazer”, finalizou.

casamento