Saúde & bem-estar

A música protege o cérebro

De acordo com um estudo divulgado na revista científica “The Journal of Neuroscience”, os adultos que aprenderam música em pequenos são 20% mais rápidos a identificar sons linguísticos do que as pessoas que tiveram uma infância afastada dos instrumentos musicais. A pesquisa aponta ainda os benefícios da música na prevenção da perda de capacidades discursivas associadas ao envelhecimento.

“As actividades musicais são uma forma envolvente de treinar o cérebro em termos cognitivos e agora temos provas sólidas da plasticidade cerebral que resulta da prática musical não apenas nos mais novos, mas também nos mais velhos”, diz Gavin Bidelman, responsável pela pesquisa canadiana do Rotman Research Institute (RRI).

Segundo os especialistas, quando se começa a ter aulas musicais antes dos 14 anos e se continua a praticar um instrumento ao longo da vida são desenvolvidas áreas fundamentais do cérebro ligadas à linguagem.

Os cientistas acrescentam ainda que o cérebro dos músicos mais velhos é “mais eficiente e robusto no processamento da linguagem”.

tocar-instrumento