Atualidade

Grécia: Projeções dão vitória ao Syriza

O Syriza, liderado por Alexis Tsipras, vence as eleições na Grécia, mas não é certo que consiga garantir a maioria absoluta. As projeções tornadas públicas logo a seguir ao encerramento das mesas de voto indicam que o partido consiga entre 35,5 e 39,5% dos votos.

Em segundo lugar fica o partido conservador Nova Democracia, o partido até agora no Governo, que deve arrecadar entre 23 e 27% dos votos.

Em número de deputados, o Syriza deve conseguir eleger entre 146 e 158 parlamentares. Já a Nova Democracia deve conseguir eleger entre 65 e 75 deputados.

Na terceira posição há um empate entre o partido neo-nazi Aurora Dourada e o novo partido To Potami. Qualquer um destes partidos deve conseguir eleger entre 17 e 22 deputados (6,4-8% dos votos).

Segundo as informações divulgadas, quando forem 19h30 (hora de Lisboa) serão conhecidos os primeiros resultados oficiais e os números finais devem ser conhecidos perto das 21h00.

Nas primeiras reacções, o porta-voz do Syriza, Panos Skourletis, considera os resultados desde já como “uma vitória histórica”.

No twitter oficial do partido, o Syriza já reclamou vitória e escreveu: “A esperança ganhou”.

Alexis Tsipras

 

Foto: Facebook