Saúde & bem-estar

Depressão pode ser sinal de Alzheimer

Um estudo concluiu que as pessoas que desenvolvem Alzheimer e não possuem problemas de memória têm o dobro de probabilidade de apresentar alterações comportamentais antes da doença se manifestar.

“Estudos já mostraram que 90% das pessoas com Alzheimer tiveram mudanças comportamentais ou psicológicas, como depressão, ansiedade e agitação. A nossa pesquisa sugere que essas alterações começam antes do indivíduo ter uma demência diagnosticável”, explicou Catherine M. Roe, uma das autoras do estudo, e membro da Academia Americana de Neurologia e pesquisadora da Universidade School of Medicine, nos Estados Unidos.

Os pesquisadores analisaram durante sete anos dados de 2.416 pacientes a partir de 50 anos sem problemas cognitivos. Durante o estudo, 1.218 desenvolveram Alzheimer. Antes de manifestar a doença, 30% deles apresentaram mudanças de comportamento e humor, como apatia, alterações do apetite, irritabilidade e depressão, ante 15% dos que não tiveram a doença.

A relação exata entre Alzheimer e as mudanças comportamentais, no entanto, ainda precisa de mais estudos para ser desvendada: “Nós ainda não sabemos se a depressão é uma resposta ao processo psicológico do Alzheimer ou resultado de outras mudanças cerebrais. Mais pesquisas são necessárias para identificar a relação entre essas duas condições”.

Depressao mulheres