Atualidade

Publicação no Instagram dá multa a Balotelli

O jogador do Liverpool foi multado em 31.800 euros e suspenso de um jogo pela Federação Inglesa (FA) de futebol, por ter feito comentários antissemitas e racistas no Instagram.

“Mario Balotelli foi multado em 25.000 libras (31.800 euros) e suspenso por um jogo, com efeito imediato, sem opção de recurso, e está advertido quanto à sua conduta futura”, informou a FA na quinta-feira, dia 18, em comunicado publicado no seu site.

O polémico jogador italiano publicou na rede social Instagram uma imagem em que aparecia o personagem dos videojogos Super Mario com o lema “Não sejas racista, sê como o Super Mario. É um canalizador italiano, criado por japoneses, que fala inglês e parece um mexicano. Salta como um negro e recolhe moedas como um judeu”.

A multa imposta ao avançado do Liverpool tornou-se efetiva, já que a federação considerou que a imagem publicada nas redes sociais era “abusiva, insultante e/ou desadequada”. “A publicação supõe um incumprimento grave na regra da FA que faz referência à origem étnica, de cor, raça, nacionalidade, religião e/ou crenças”, explica o texto.

A entidade também comunicou que Balotelli recebeu ordem para assistir a um programa de educação.

Depois de publicar a imagem, o futebolista italiano justificou-se dizendo que é “um antirracista com humor” e que a sua mãe é judia, pelo que “todos se deviam calar”.

Mário Balotelli