Off the record

Francisco Garcia: “Não me lembro de não ser conhecido”

Aos cinco anos de idade Francisco Garcia estreou-se no mundo da televisão, ao fazer parte de um anúncio da Reader’s Digest, algo que se lembra como se tivesse “acontecido agora”. Porém, a notoriedade surgiu quatro anos mais tarde quando integrou o elenco da série de sucesso “Médico de Família”. Durante dois anos deu vida a Pedro e, apesar de a série ter terminado há 14, ainda hoje é tratado na rua “como o miúdo do ‘Médico de Família’”. Contudo, garante, ter tido muita responsabilidade em tão tenra idade, o que não lhe roubou a infância.

Francisco Garcia

“Não perdi nada em fazer o ‘Médico de Família’, não deixei de ser criança, de brincar, de ter amigos. Tive a oportunidade de me divertir a fazer uma coisa de que gosto. Só posso dizer que ganhei”, afirmou o ator, de 26 anos, à Move Notícias. A série ajudou-o a amadurecer e a ter vivências que “só chegariam mais tarde, como ter a responsabilidade de cumprir horários e ter um trabalho a sério”.

Quando começou, a representação era um hobby, mas rapidamente Francisco descobriu que era o que queria fazer profissionalmente: “Nunca pensei ser outra coisa, até porque tenho outros interesses e acho graça experimentar tudo aquilo que puder”. Por isso, quando surgiu a oportunidade de se estrear na apresentação, também na estação de Carnaxide, não olhou para trás. Primeiro, a solo, no “SIC a Abrir” e depois no “Clube Disney”, ao lado de Carolina Patrocínio. “Foi natural ser apresentador. Considero-me um artista, não me considero só um ator ou só um apresentador. Como artista tive a sorte de ter vários desafios”, acrescentou.

Francisco G

Apesar de ter uma vida estável em Portugal, Francisco Garcia decidiu, em 2008, mudar-se para Madrid, onde esteve a viver durante três anos. “Quis ir para fora para experimentar uma série de coisas que em Portugal não podia e também pôr em prática a minha aprendizagem. Por outro lado, queria perceber as dificuldades que era viver longe da família. O desafio foi uma experiência fascinante, passei as ‘passas do Algarve’ e deparei-me com várias dificuldades. Tive que começar do zero, ir a castings, gerir o meu dinheiro… Viver em Madrid não é barato e tive que abdicar de algumas coisas”, contou. Ao fim de seis meses na capital espanhola, o ator começou a trabalhar como apresentador na Disney Portugal e Espanha e fez também participações em séries de televisão. No entanto, ao fim de três anos achou que era altura de regressar. “Decidi voltar porque não me sentia completo”, confessou.

Francisco Garcia 1

Já por cá abriu o Restaurante Cascas, em Cascais, e regressou à televisão no ano passado com a série “I Love It”, da TVI, no papel do vilão Tomás. “Foi uma grande oportunidade que tive na TVI. Regressar como protagonista foi muito bom. Tive o meu primeiro papel de vilão, o que foi um desafio exigente, mas valeu a pena”, referiu.

Atualmente no Porto, com a peça infantil “Conto de Natal”, em cena nos cinemas do Arrábida Shopping, Francisco Garcia vive um novo desafio: “Nunca tinha feito teatro musical e está a ser uma experiência excelente. Estou mais do que habituado a trabalhar para o público infantil e adoro”.

Francisco

Apesar de recatado quanto à vida pessoal, Francisco Garcia assume lidar bem com a exposição pública. “Não me lembro de não ser conhecido. Não conheço outra realidade”, sublinha. O ator revelou ainda alguns desejos para o novo ano como o de “regressar à apresentação”, mas salientou que qualquer projeto “é bem-vindo”, porque aquilo que mais quer “é trabalhar”. Para já, é certo que o próximo ano será de novos desafios a nível pessoal, uma vez que o artista vai ser pai. “Estou muito feliz e ansioso”, concluiu o simpático ator durante um fim de tarde, no Cais de Gaia.

Francisco Garcia a

Agradecimentos: Irish & Co. Cais de Gaia

Fotos: José Gageiro