Saúde & bem-estar

Surto de legionella faz primeira vítima

Um dos doentes infetados com legionella morreu hoje no hospital de Vila Franca de Xira. A vítima é um homem de 59 anos.

A infeção pela bactéria Legionella está associada à má manutenção de aparelhos de ar condicionado, o que poderá ter acontecido em Vila Franca de Xira, onde já foram confirmados pelo menos 64 pessoas infetadas, sete em estado grave.

Mário Jorge Santos, presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, disse à Lusa que a bactéria não se transmite de pessoa para pessoa, mas através da inalação de gotículas de água, invisíveis a olho nu e alojadas em sistemas de refrigeração ou aquecimento e duches, com falta ou má manutenção.

O diretor-geral de Saúde, Francisco George, admitiu, em entrevista à TVI, que o surto de legionella verificado em Vila Franca de Xira “é um problema que não é habitual” dada “a magnitude e gravidade”.

Francisco George explicou ainda como se transmite a bactéria, sublinhando que mesmo que se beba um copo de água contaminado “não há problema”, uma vez que a legionella é transmitida apenas se “respirar a bactéria”.

A bactéria é responsável pela doença dos legionários, uma pneumonia que se trata com antibióticos, manifestando-se por: Tosse, febre alta, pontadas torácicas e em alguns casos também por dores musculares.