Atualidade

Casa de Sócrates em Lisboa é alvo de buscas

A casa de José Sócrates, no edifício Heron Castilho, no centro de Lisboa (na rua Brancaamp, ao pé da praça Marquês de Pombal) está a ser alvo de buscas pelas autoridades, sendo que o advogado do ex-governante, João Araújo, já se dirigiu para o 3ºA na rua Braamcamp.

Além de Sócrates, as operações de buscas também estão a ser feitas ao empresário Carlos Santos Silva (administrador do grupo Lena e amigo de longa data do primeiro-ministro), Gonçalo Trindade Ferreira (advogado que trabalha na Proengel, uma empresa de Carlos Santos Silva) e João Perna, um motorista.

Recorde-se que a compra deste apartamento de Sócrates não passou despercebida à imprensa, que fez notícia quando ele era ainda primeiro-ministro, dando conta, de que consta da escritura notarial que foi adquirido pelo preço de 47 mil contos (235 mil euros). Dois anos antes um emigrante português, que estava isento do imposto de sisa, pagou por apartamento idêntico no mesmo prédio 70.200 contos (351 mil euros), mais 50 por cento do que o valor declarado por Sócrates.

casa socrates

Foto: DR