Saúde & bem-estar

Dor nas costas limita a vida de 56% dos portugueses

As costas são a zona mais afetada pela dor, seguindo-se os joelhos e as pernas. Se a dor não for adequadamente tratada, pode evoluir para dor crónica, custando mais de 4 mil milhões de euros por ano ao Estado português, segundo um estudo que envolveu mais de 1.200 portugueses.

De acordo com este estudo, 56% da população sofre de dor nas costas. Este tipo de dor é transversal a todas as faixas etárias, atingindo de forma idêntica tanto a população mais jovem como a mais idosa. Igualmente, não se verificam diferenças significativas na incidência deste tipo de dor entre o sexo masculino e feminino.

A dor não tratada pode evoluir para uma condição de dor crónica, intensificando o sofrimento do doente resultando num impacto significativo na rotina e na qualidade de vida. Nomeadamente a diminuição do rendimento no local de trabalho, incapacidade de realizar actividades quotidianas, dependência medicamentosa, apoio da família e profissionais de saúde, tendência para a introversão e isolamento social e familiar.

Segundo os dados apresentados no Fórum Futuro 2014, os custos diretos anuais relacionados com consultas, exames e tratamentos para a dor e os custos indiretos devidos ao absentismo, aposentação precoce e perda de emprego, contabilizam um total de 4.611 milhões de euros.

Três regras básicas de postura

Trabalhar em frente ao computador: Deve sentar-se com as costas direitas e apoiadas, o monitor deve estar à altura da vista e a um braço de distância, mãos alinhadas com os antebraços e os pés deverão estar firmemente apoiados.

Carregar pesos: A carga, manipulação e transporte de objetos devem ser feitos com os joelhos parcialmente fletidos. Deve manter-se o objeto perto do corpo, para que o seu peso se encontre o mais próximo possível do nosso centro de gravidade e o esforço seja realizado com os músculos das pernas e não com os das costas. Os pés devem estar separados constituindo uma base de sustentação cómoda e estável.

Atividades domésticas: Evite dobrar a coluna aquando da limpeza com vassouras, rodos ou aspiradores. Mantenha a vassoura ou cabo o mais longo possível, adequado à sua altura e mantenha os joelhos levemente fletidos.

dor cronica