Atualidade

Letizia: O primeiro aniversário como rainha

Letizia comemora esta segunda-feira, dia 15, o seu 42º aniversário. Esta será a primeira vez que assinala a data como rainha de Espanha, depois da proclamação do marido, Felipe VI, no passado dia 19 de Junho. O aniversário será festejado de forma privada.

Apesar de, atualmente ser querida entre os espanhóis, a verdade é que nem sempre foi assim. Ao longo de mais de uma década de casamento com Felipe assistiram-se a muitas mudanças n ex-jornalista.

Habituada a uma vida de liberdade, Letizia teve que se adaptar às exigências da monarquia. Deixou para trás a carreira no jornalismo para abraçar o título de Princesa das Astúrias e a adaptação nem sempre foi fácil. Apesar de trabalhar em televisão, a vida anterior de Letizia em nada se compara ao mediatismo que passou a ter a partir do dia em que foi anunciado o noivado com Felipe, a 1 de novembro de 2003.

Letizia14

As polémicas de uma rainha
A primeira polémica que chocou os espanhóis foi o facto de Letizia já ter sido casada antes de conhecer o herdeiro ao trono. Em agosto de 1998 casou numa cerimónia civil com Alonso Guerrero, professor de literatura. Mas o casal viria a divorciar-se um ano depois.

A relação com o rei Juan Carlos e com as cunhadas, Elena e Cristina, também encheram as páginas da imprensa. Muitos afirmam que a sua relação com estes três membros da família real nunca foi fácil. A distância entre a rainha e o sogro foi notório no dia da proclamação de Felipe VI, quando o monarca evitou cumprimentar a nora.

Também correu muita tinta na imprensa espanhola quando veio à tona a informação sobre as operações plásticas a que se submeteu: uma rinoplastia (que a Casa Real assegurou ter sido para solucionar um problema respiratório), uma modificação ao queixo e um tratamento de botox nas bochechas e testa que tem de ser renovado a cada seis meses. Mas Letizia, com a sua vontade de manter uma vida normal (as saídas à noite e as idas às compras com amigas, sem Felipe, são prova disso), não teceu comentários acerca deste tema.

Reis Espanha1

Apesar dos gastos, a princesa tem tentado transmitir uma certa imagem de austeridade, devido à crise, usando marcas mais baratas, de fast fashion, como por exemplo a Mango, e repetindo vestidos em cerimónias oficiais, mas seguindo sempre as tendências, aparecendo impecavelmente vestida.

A magreza da rainha é outro assunto recorrente nos órgãos de comunicação social e chegou a ser noticiada a possibilidade de Letizia sofrer de um distúrbio alimentar, algo que nunca foi comentado pela Casa Real.

O lado mais terno da rainha pode ser testemunhado quando está com as filhas, Leonor e Sofía. Mesmo em público Letizia mostra-se sempre atenta e carinhosa com as meninas.

Reis Espanha9