Atualidade

Nicolas Sarkozy detido para interrogatório

O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy foi detido nesta terça-feira, dia 1, para interrogatório por investigadores anticorrupção, algo sem precedentes numa investigação a um antigo Presidente em França.

Sarkozy, 59 anos, que compareceu perante os investigadores em Nanterre, perto de Paris, para o interrogatório desta terça-feira de manhã, pode ficar detido por um período de 24 horas com uma possível extensão por mais um dia.

No dia anterior, o advogado do antigo presidente, Thierry Herzog, e dois magistrados foram também detidos por suspeitas de tráfico de influência e violação do segredo de justiça, segundo a agência francesa AFP.

O processo diz respeito a suspeitas de tentativa de influenciar um processo judicial. Os investigadores estão a determinar se Sarkozy e o seu advogado tentaram obter informação de um dos magistrados encarregados do processo, prometendo-lhe um cargo de prestígio no Mónaco.

Suspeita-se ainda que o ex-presidente possa ter sido alertado para o facto de o seu telefone estar sob escuta durante a investigação ao alegado financiamento do então líder líbio Muammar Khadafi à sua campanha eleitoral de 2007. Pensa-se que Sarkozy, que foi presidente de 2007 a 2012, se prepararia para concorrer de novo à presidência em 2017.

O diário “Le Monde” relatou suspeitas de que Sarkozy tinha uma rede de “informadores” que o mantinham a par de desenvolvimentos na investigação.

Esta é uma de seis investigações envolvendo o antigo presidente, incluindo um novo processo sobre alegadas irregularidades na sua campanha eleitoral de 2012, em que foi derrotado por François Hollande.

Apesar de haver histórias de escândalos com políticos franceses, a imprensa francesa nota que é a primeira vez que um antigo presidente está sob custódia policial. Jacques Chirac, por exemplo, chegou a ser condenado, e teve uma pena de prisão suspensa em 2011, mas não chegou a ser detido.

Nicolas Sarkozy