Lifestyle

I Campeonato Português de Pizza realiza-se no Porto em julho

No dia 21 de julho, quinhentas originais e saborosas pizzas vão sair dos fornos dos mais conceituados pizzaiolos nacionais na Praça D. João I, no Porto. Nesse dia realiza-se o I Campeonato Português de Pizza, com cerca de vinte pizzaiolos de pizzerias nacionais a mostrarem as suas técnicas e métodos de produção da mais conhecida iguaria italiana, que tem já um carácter universal. Durante praticamente todo o dia, num evento de acesso livre, quem passar por este local nobre da cidade pode assistir à confeção ao vivo das melhores pizzas de cada uma das pizzerias selecionadas.

António Mezzero
Antonio Mezzero

Antonio Mezzero, napolitano de gema, mas residente em Portugal há seis anos, é o dono da prestigiada Pizzeria Pulcinella, em Matosinhos, e coloca uma grande paixão, amor e profissionalismo em tudo o que faz na pizzeria, o que já mereceu a elevação à categoria de “Embaixador da Pizza Napolitana em Portugal”. A sua reputação e paixão levaram-no a participar, em nome de Portugal, em campeonatos europeus da especialidade, alcançando o quarto lugar, o que lhe valeu acesso diecto à final do torneio e uma entrada directa no campeonato do mundo.

pizza2

A sua primeira experiência em ações de grande escala pública teve lugar aquando da celebração dos 250 anos da Torre dos Clérigos, altura em que produziu uma pizza gigante, com cinco metros de diâmetro. Mas quis ir mais longe, e agora empreende o I Campeonato Português de Pizza, que vai encher a Praça D. João I com os pizzaiolos das melhores vinte pizzerias portuguesas a serem avaliados por um júri de renome internacional, entre os quais se contam representantes da organização dos campeonatos europeu e dos dois mundiais. Nomes conceituados estão convidados para o evento, como Giorgio Damasio, Augusto Gemelli, Carmine Basile, Leone Copolla, Giovanni, Hélio Loureiro, Pedro Lemos ou Ruy Leão, para verem e avaliarem as pizzas a concurso em duas categorias: as pizzas mais saborosas e as pizzas com melhor aparência.

pizza3

Pelas 10h30 tem lugar a apresentação dos participantes, sendo os primeiros chamados a mostrar os seus dotes meia-hora depois. Depois tem lugar um show de pizza acrobática, que se repete no final das provas. O torneio termina pelas 18h00, altura em que o júri reunirá para apurar os resultados, dando-se a entrega de prémios meia hora mais tarde. O primeiro classificado recebe uma taça, qualificação e Inscrição para participar no concurso Mundial de Pizzaiolo, que se realizará em Setembro. O segundo classificado recebe uma taça, qualificação e inscrição para o Campeonato Europeu de Pizza, enquanto o terceiro posto é premiado, igualmente, com uma taça e inscrição no Campeonato Português de Pizza 2015. As demonstrações de pizza acrobática têm a presença confirmada do tricampeão do mundo da especialidade, Paulino Bucca e do campeão do mundo Leone Copolla.

O I Campeonato Português de Pizza tem também uma vertente solidária, com as receitas provenientes das inscrições a reverterem a favor da ala pediátrica do IPO/Porto.