Consultório

História da Lipoaspiração

Em 1890 o médico Dr. Howard Kelly foi o primeiro a tentar modelar o contorno corporal tirando blocos de pele e gordura. Em 1927 o cirurgião francês Dujarrier tentou retirar gordura da perna de uma dançarina usando instrumentos de obstetrícia mas infelizmente as coisas não resultaram bem. Houve novas tentativas em 1968 pelo médico americano Wilkinson e em 1972 pelo francês Schrudde, que descreveram o uso de cânulas aspirativas, pouco bem sucedidas devido aos efeitos adversos.

Em 1974 médicos Italianos Giorgio Fisher desenvolveu um cânula com lâminas, que iam cortando a gordura através de um sistema de tubo com bomba de sucção. Este método apresentava muitas complicações relacionadas com o sangramento e hematomas. Em 1977, o Dr Illouz, Cirurgião Plástico Francês, desenvolveu uma cânula de ponta redonda que não provocava tanta hemorragia, tornando-se mais fácil para manobrar no tecido adiposo. E considerado o pai da lipoaspiração moderna. Em 1980, o farmacêutico e dermatologista, Jeffrey Klein da Califórnia, procurando oferecer mais segurança aos procedimentos de lipoaspiração introduziu o conceito da anestesia local com solução de lidocaína, epinefrina, bicarbonato de sódio e soro fisiológico. Esta solução passou a ser chamada de solução de Klein. E é considerada por muitos médicos, a forma mais segura de remoção da gordura. A técnica do Dr. Klein é chamada de lipoaspiração tumescente. Foi sem dúvida o segundo grande avanço, porque permite aspirar uma maior quantidade de gordura, a quantidade de perda de sangue é mínima e os riscos tromboembólicos também são muito pouco frequentes.

Outro grande pioneiro, o médico francês Dr. Pierre Fournier introduziu a técnica “criss-cross” de entre cruzamento de túneis para evitar as ondulações da pele.

O médico italiano Dr. Michele Zocchi foi o introdutor da lipoaspiração ultra-sónica nos anos noventa. Mais tarde apareceu a vibrolipoaspiração e a lipoaspiração laser.

Estas últimas técnicas não se impuseram entre todos os médicos. Quando introduzimos uma energia no tecido gordo vamos acabar por provocar um efeito térmico de aumento de temperatura que origina fibrose e por conseguinte uma cicatrização menos uniforme.

No ano 93 no Porto fui pioneiro na introdução da lipoescultura tumescente e da lipoescultura ultrasónica em regime de ambulatório. Desde então temos realizado quase 7000 intervenções e contrariamente a alguns mitos urbanos nunca tivemos casos de embolias ou de trombose. Usei sempre a anestesia de Klein modificada.

MAS O QUE É A LIPOASPIRAÇÃO / LIPOESCULTURA?
A gordura localizada pode hipertrofiar-se e deformar o contorno corporal até ficar inestético. A lipoescultura é um tratamento Médico-cirúrgico para a melhoria estética da gordura localizada e do contorno corporal. Actualmente falamos de lipoescultura e de lipoaspiração. Ambas podem ser usadas para referir a mesma coisa. A lipoescultura desenvolveu-se como uma lipoaspiração mais avançada. A lipoescultura entende-se como uma lipoaspiração feita com cânula mais fina, da superfície para a profundidade, de forma a ir esculpindo progressivamente o corpo, do mesmo modo em que trabalha um escultor. A lipoescultura deve ser feita infiltrando anestesia tumescente. Esta anestesia local faz com que o paciente não sangre nada ou quase nada e permite um trabalho mais preciso e um pós-operatório menos doloroso. Praticamente todo o corpo pode ser operado com lipoescultura; as zonas mais frequentes são o abdómen, nádegas e coxas, costas e braços. Também se pode retirar o duplo queixo e reduzir os tornozelos.

COMO SE REALIZA O PROCEDIMENTO CIRÚRGICO?
São feitos uns pequenos orifícios na pele de 3-4 mm por onde é introduzido um liquido anestésico que evita o sangramento e a dor, facilitando o descolamento da gordura. A seguir a gordura é desfeita com uma cânula e aspirada. Na maior parte das ocasiões, o sangramento é nulo e não ficam nódoas negras. Depois de retirada a gordura, a paciente descansa durante 1-2 horas e pode ir para casa.

Existem formas especiais de lipo. Desde os anos 80 que têm vindo a aparecer diferentes formas de aspiração. As mais conhecidas hoje em dia são:
1. Vibrolipoaspiração – utiliza um mecanismo vibratório para facilitar o descolamento da gordura.
2. Lipoescultura Ultrasónica – utiliza uma cânula de ultrassons para liquefazer a gordura.
3. Lipoaspiração Laser – utiliza a energia laser para desfazer a gordura.

ANESTESIA E DURAÇÃO DA CIRURGIA
Pode ser local, epidural ou geral. Na nossa Clínica preferimos usar a anestesia local com uma sedação para o paciente estar calmo ou quase a dormir e não sentir o stress da cirurgia. Habitualmente, retiramos entre 2 e 4 litros de gordura, mas podem retirar-se quantidades muito grandes de gordura (8 a 20 litros) na chamada me-galipoaspiração. Esta última obriga a internamento. A duração da cirurgia varia entre 60 a 90 minutos, dependendo da quantidade de gordura aspirada.

RESULTADO
Com esta cirurgia, a maior parte dos pacientes perdem algum peso. Contudo, não se pode considerar que esta seja uma cirurgia para emagrecer e sim para tratar da gordura localizada e remodelar o contorno corporal.

CUIDADOS NO PERÍODO PÓS-OPERATÓRIO
Após o acto operatório, a paciente fará uso de uma cinta elástica, que deverá ser usada por aproximadamente 15 dias. No início, a cinta será removida apenas para higiene pessoal. Após 15 dias, poderá ser retirada à noite, para dormir. Se o seu trabalho não exigir muita força, pode recuperar a actividade habitual ao fim de 48 horas em média, mas cada pessoa pode ter a sua própria evolução.

Passadas 48 horas da intervenção, poderá tirar os pensos, tomar banho, secar cuidadosamente a zona das incisões, colocar um pouco de betadine com uma compressa e colocar um penso rápido sobre o ponto. Uma semana após a cirurgia são removidos os pontos. Ao fim da primeira semana pode ainda estar um pouco inchada ou com edemas. Os resultados começam a ser visíveis após 2 a 3 semanas.

QUAIS OS PROBLEMAS MAIS FREQUENTES QUE PODEM APARECER NUMA LIPOESCULTURA?
A lipoescultura é uma operação de risco reduzido. Para isso convém lembrar algumas normas:
Deve evitar-se aspirar quantidades de gordura excessivas (mais de 6 litros).Deve infiltrar-se a gordura com líquido de Klein para evitar o sangramento e a dor no período pós-operatório.
A paciente deve mobilizar-se ao fim de poucas horas.

Algumas complicações que podem acontecer são: seromas, hematomas, irregularidades cutâneas, assimetrias. A taxa de trombose ou embolia nos utentes da Clínica Luso Espanhola é nula.
As taxas de complicações são mais baixas do que na maioria das cirurgias. Sabemos que as taxas de infecção são extremamente baixas (na nossa casuística, menos de 1 por mil).
Qualquer que seja o tipo da complicação, é importante ter calma e compreensão, confiando ao médico a responsabilidade da solução do problema. Comentários com amigos ou pessoas da família, além de não ajudar, podem criar uma situação de intranquilidade e de descrédito.
O surgimento de algum dos problemas acima mencionados faz parte do chamado “risco calculado”, que se aplica a todo tipo de cirurgia. A sua ocorrência, felizmente, não é frequente e não costuma comprometer os resultados definitivamente.

PERGUNTAS FREQUENTES
1. A pele “vai ao sítio”? Em pacientes novos, a pele retrai em quase todos os casos. Em doentes idosos ou com tendência para as estrias, a pele mais fina da barriga, parte interna das coxas ou dos braços pode não retrair. Nestes casos deve ser retirado o excesso de pele com uma plástica.
2. Quanto tempo tem de usar a cinta? Recomendamos um mínimo de 1 semana. A própria paciente sente-se melhor com ela nos primeiros dias.
3. Posso ser operada no Verão? O Verão não deve ser um obstáculo para ser operada. Depois da pele estar limpa de hematomas (“negras”), podemos tomar um pouco de sol, mas com moderação. “Se o verão fosse um obstáculo, então no Brasil nunca se poderia operar ninguém, lá é quase sempre quente”.