Lifestyle

Esqueça as selfies, as usies é que estão na moda

A usie é uma selfie de grupo, a partir do pronome pessoal inglês ‘us’ – nós, em português e parece ser a nova tendência nas redes sociais.

Pronuncia-se ‘ussi’ e é “uma tendência crescente que tem muito mais valor social do que as selfies” considera Michal Ann Strahilevitz, uma professora de marketing na Universidade Golden Gate, em S. Francisco, que estuda o comportamento do consumidor. “Registar momentos que partilhamos com outras pessoas é uma coisa mágica”, acrescentou, e em contraste com a selfies as usies “são mais sobre uma relação e menos centradas em ti e no teu cabelo”.

Uma das primeiras vezes que a palavra – que também tem a grafia ussie – apareceu escrita foi em abril de 2013, conta Bem Zimmer, responsável pelo site Vocabulary.com e por uma coluna sobre a língua inglesa no “The Wall Street Journal”.

Já em janeiro deste ano, também o site norte-americano “Business Insider” notava que o braço esticado de quem tira as usies é a “imagem de marca” deste tipo de fotografias, porque quem dispara tem de afastar o telemóvel ou máquina fotográfica para conseguir abranger todo o grupo.

Em março, o jornal “Times of India” escrevia que uma imagem do Papa Francisco com fiéis “poderia ser a primeira usie registada de uma celebridade”. E um site ligado ao espectáculo, o PopStopTV.com, anunciava em junho que “As selfies acabaram, a usie é a nova tendência!”.

No entanto, a palavra ainda é muito recente e tão desconhecida que não foi usada para descrever a ‘selfie de grupo’ que, em Março, Ellen DeGeneres tirou nos Óscares. Para complicar “tem inúmeras variações, como ‘twofie’ (usie de duas pessoas), ‘threefie’ (de três),…” acrescenta Zimmer.

Agora só falta saber se a moda pega.

Ellen Oscares

Tópicos: