Consultório

Novidade acerca do transplante capilar: Técnica F.U.E. One Direct

Agora que a selecção portuguesa de futebol está quase a dizer adeus ao Mundial do Brasil, temos uma boa noticia da parte da Clínica Luso Espanhola. Mas vamos deixar isso para o fim deste artigo.

O transplante capilar tem evoluído muito nos últimos 20 anos, de forma que tem passado de ser uma técnica agressiva a ser um tratamento que se faz rapidamente e com pouco sofrimento para o paciente e com uma recuperação cada dia mais rápida.

Cada caso deve ser estudado para ver se existem causas que sejam susceptíveis de tratamento médico. Assim existem diferentes causas que podem provocar queda de cabelo: natural, idade, herança, excesso de hormona masculina ou elevada sensibilidade a ela, causa traumática, medicamentosa, febre alta, neuropsicológica, tóxica, deficit nutricional, doença dermatológica e até um tratamento do cabelo mal orientado.

Em medicina não existem garantias absolutas de nada, mas este tratamento tem vindo a ganhar eficácia, aquilo que deve estar garantido é o trabalho dos profissionais que formam a equipa cirúrgica. Na nossa clínica quando um trabalho fica aquém das nossas expectativas é repetido sem acréscimo de custos para os pacientes

Mas quantas sessões são necessárias para ter um bom resultado? Depende do caso, em principio se devem fazer entre 1 e 3 sessões dependendo do tipo de problema.

Esta cirurgia pode ser feita sem problemas com anestesia local, em casos de pessoas nervosas ou ansiosas será melhor combinar a anestesia local com uma sedação.

Podemos perguntar quais são as vantagens desta nova técnica de tratamento da calvície. As respostas são:

1. Não existe limitação no número de folículos em função do tamanho do retalho. Não há retalho

2. Não deixa marcas ou cicatrizes visíveis na zona de extracção.

3. Pode, em teoria, retirar-se folículos pilosos de quaisquer parte do corpo.

4. O número de cabelos transplantados é muito maior chegando aos 2000-4000 cabelos por sessão.

5. A taxa de folículos aproveitados atinge o 95%.

Como é feito este procedimento? Esta técnica consiste em retirar os folículos de um em um com um bisturi circular muito preciso.Em primeiro lugar devemos isolar uma área dadora de onde são apanhados os folículos, geralmente é uma zona de couro cabeludo da região occipital (parte traseira do couro cabeludo onde os folículos não caem). A continuação são isolados os folículos e são implantados na área receptora. Habitualmente são feitos micro-implantes de 1-3 cabelos.

Na região transplantada formam-se pequenas crostas, que sensivelmente num período de 1 a 2 semanas se desprendem. De este modo, após a cirurgia os cabelos implantados caem, o que é normal e esperado no processo de cicatrização, como as raízes são mantidas o cabelo voltará a sair. Assim, após três meses os cabelos começam a crescer progressivamente, completando-se o processo ao final de um ano após a implantação.

Os cabelos implantados terão o mesmo comportamento que tinham na zona dadora, serão portanto resistentes à queda, podendo ser penteados e cortados como qualquer outro cabelo.

O que quer dizer FUE “one direct”?
Como já disse é retirada uma unidade folicular que pode ter 1,2 ou 3 cabelos e transplantada no mesmo momento para a zona receptora sem esperar a juntar mais; assim vamos evitar o sofrimento do folículo e melhorar o resultado.

O que deve ser feito nos dias prévios ao transplante?
Não tomar nenhum medicamento, sem consultar previamente o seu médico, inclusive analgésicos como aspirina ou similares. Não ingerir álcool nas 48 horas prévias ao tratamento, assim como deverá evitar fumar neste período. Deve avisar se surge alguma mudança no seu estado de saúde (constipações, infecções, ou outros…). É importante esclarecer se toma ou tomou alguma medicação para regulação da tensão arterial. Para o coração, diabetes, pílula, medicamentos naturais, suplementos vitamínicos, etc.

Os resultados das suas análises devem ser vistos pelo médico antes de realizar o procedimento. No caso de tratamento tópico com minoxidil (champô ou loção), deve suspender a sua aplicação uma semana antes da intervenção.

O que deve ser feito depois do transplante?
Deve humedecer a zona enxertada com a ajuda de uma seringa ou spray sem fazer demasiada pressão. Não deve tocar nos microenxertos nos 5 dias seguintes à intervenção. Poderá utilizar boné ou gorro se assim o desejar após a remoção do curativo da zona dadora, até à saída das pequenas crostas do couro cabeludo.

A partir do 6º dia pode lavar a zona enxertada suavemente com champô suave (de bebé). O cabelo implantado, poderá também cair mas o folículo encontra-se dentro do couro cabeludo e o novo cabelo surgirá a partir dos três a quatro meses seguintes. Na zona doadora, poderá notar alguma insensibilidade local, que é normal e passageiro. Também poderá ter sensação de comichão ou ardor na área intervencionada (relacionado com o processo cicatricial normal).

O resultado final de uma intervenção de este tipo nunca poderá ser avaliado antes de 6 meses a um ano. Nesta fase é importante ter paciência e evitar a ansiedade de se pretender um resultado imediato. Deve evitar perturbar-se por comentários de amigos (as) e/ou parentes que não foram esclarecidos como você sobre este tipo de procedimento.

Mas a final qual é a boa noticia para os portugueses sobre este tipo de transplante?
Portugal tem a dia de hoje os preços mais baixos de toda Europa para o tratamento de transplante capilar pela técnica FUE. A clínica Lusoespanhola contribui para esta realidade, de forma que muitos espanhóis e até europeus do norte vem aproveitar os preços mais baixos que são praticados no nosso país. Na nossa clínica pode ser feito um transplante capilar de grande dimensão desde os 2500€ em media.