Lifestyle

Mundo deve preparar-se para o El Niño até ao final do ano

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) alertou que há até 80 por cento de probabilidade do El Niño acontecer, um fenómeno meteorológico extremo que tem influência no clima de todo o planeta, até ao final de 2014.

A OMM prevê que pode acontecer um novo episódio do El Niño entre junho e agosto, sendo que as probabilidades deste fenómeno climático acontecer aumentam para 75-80% nos meses de outubro a dezembro.

Num boletim divulgado hoje, a organização não indica o El Niño terá uma intensidade forte ou fraca, preferindo optar pela designação “moderado”.

Para justificar esta previsão, a organização adianta que há semelhanças do que aconteceu no passado em 2009 e 2010, quando as temperaturas no Oceano Pacífico aumentaram recentemente para níveis que fazem prever um El Niño de fraca intensidade.

A OMM adianta ainda que se prevê que no Pacífico tropical, as temperaturas vão continuar a subir atingindo um pico no quarto trimestre deste ano. Por isso, alguns países já se começaram a preparar para a chegada do fenómeno.

el nino