Consultório

Código de Barras

Você sabe a que os médicos estéticos chamam de código de barras?
São aquelas rugas verticais que aparecem com a idade no lábio superior e que ficam bastante inestéticas.
O envelhecimento do lábio superior ocorre em várias etapas. Este envelhecimento resulta em uma diminuição da espessura do músculo, um encurtamento do músculo orbicular da boca que no fim se produz o envelhecimento da pele e o aparecimento de rugas verticais na pele da área.

Como é feito o tratamento? Existem diferentes tipos de tratamentos médicos para melhorar esta zona:
1. Enchimento com ácido hialurônico ou com enxerto de gordura para tentar ganhar volume na zona do vermelhão.
2. Enchimento da área do bigode com uma camada de ácido hialurônico (também podemos usar a gordura e pode ser combinado com um composto multivitamínico (mesolift).
3. Peeling ou laser de CO2da pele do código de barras. Este último é o mais utilizado devido aos enormes desenvolvimentos do laser na última década. O laser de CO2 é agora uma ferramenta muito avançada, que nos permite debitar a energia de uma forma muito controlada, garantindo o máximo de resultados com o mínimo de impacto na vida social da paciente. O laser requer anestesia local ou tópica.
4. Radiofrequência invasiva tipo Thermage® ou similar. Estas máquinas têm uma ponta de cerca de 1 cm2 com dezenas de microagulhas conectadas a um gerador de radiofrequência. Assim transmitimos a energia para a derme profunda. É um tratamento que dói e que requer anestesia local.

Qual é o protocolo do tratamento?
1. Filler. A mucosa do lábio e a área do bigode são preenchidos com ácido hialurônico. O efeito deve ser natural para evitar o efeito artificial e pode ser feito em duas sessões. Em muitos casos, é necessário anestesiar o lábio se o paciente for sensível. Para evitar pequenas hemorragias usamos microcânulas sem ponta em vez de agulhas.
2. Tratamento da pele. Utilizando um laser de CO2 de modo fraccionado que pode remover as camadas superiores da pele. Regenera assim a pele originando uma grande diminuição das rugas. A pele faz uma pequena crosta que irá desaparecer em 2-7 dias. Dependendo da profundidade do tratamento.
3. Deve ser aplicado a seguir um tratamento cicatrizante com óleo de rosa mosqueta e cremes restauradores. E colocado várias vezes ao dia.
4. Um filtro solar máximo também deve ser usado durante vários meses.
5. Regeneração da pele com cremes nutritivos durante o dia e um creme antirugas para colocar à noite.

Outras perguntas frequentes:
Quantos dias vou estar com mau aspecto? No caso de fazer só enchimento a vida social recupera-se de forma imediata. Se fazemos laser a incapacidade vai depender da profundidade do tratamento realizado, o tipo de pele e capacidade de cicatrização. Normalmente em 5-7 dias o paciente terá recuperado o suficiente para ter uma vida quase normal. Embora não deva ficar no sol.

Que tipo de ácido deve ser colocado para evitar o aparecimento de novas rugas na área?
Dependendo da idade do paciente e do tipo de pele pode utilizar o ácido glicólico ou semelhantes (AHA) ou, noutros casos, o ácido retinóico. Nós gostamos de dar esses cremes para pacientes em manipulados especificamente personalizados para cada paciente.
Riscos deste tratamento? Até à data, as nossas complicações clínicas sempre foram facilmente resolvidas. Hiperpigmentação, hipopigmentação e cicatrização anormal podem ocorrer. Certamente que devemos sempre perguntar ao paciente se tem um histórico de herpes. Se assim for, deve tomar o aciclovir para prevenir a infecção de herpes. A hiperpigmentação resolve-se com peeling, e a hipopigmentação tende a desaparecer ao longo do tempo de forma natural.
Qual é o grau de satisfação do paciente? A maioria dos pacientes relata um alto grau de satisfação pessoal.

labios