Lifestyle

Centenas de praticantes de yoga reúnem-se em Cascais

Centenas de praticantes e professores de yoga, de vários países, reúnem-se no fim-de-semana em Cascais para participar em aulas e espetáculos, assinalando o Dia Mundial do Yoga, que pretendem que seja proclamado a 21 de junho.

No domingo, a data é celebrada pela Confederação Portuguesa do Yoga, com uma ‘mega-aula’ para adultos e para crianças, atuações de praticantes avançados, palestras e espetáculos musicais, anunciou a organização, que espera centenas de participantes.

Durante a celebração, o realizador Manoel de Oliveira (que se fará representar pelo seu neto Ricardo Trêpa) será distinguido com o prémio Gandhi – Sérgio Vieira de Mello, por ser “um grande português que vende excelência” e também por ser “um exemplo”, por continuar “a trabalhar, tão ativo, aos 105 anos, e com a mesma qualidade”, disse o presidente da Confederação e mestre internacional do Yoga, Jorge Veiga e Castro.

A iniciativa pretende comemorar o Dia Mundial do Yoga, cuja proclamação a 21 de junho foi proposta pela Confederação Portuguesa do Yoga à Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). A data foi escolhida por ser o solstício de verão, o dia mais longo do ano no hemisfério norte.

A Assembleia da República já apoiou esta iniciativa, com a aprovação, em junho de 2013, de um voto de saudação à organização portuguesa.

ioga

“O Dia Mundial do Yoga é um dia pelo planeta e pela fraternidade mundial”, com o “elevado objetivo de ser um dia sem derramamento de sangue, durante 24 horas”, afirmou o responsável. Além de participarem no evento “grandes mestres do yoga mundiais”, esta é também uma celebração ecuménica, reunindo representantes de várias religiões: “Se podemos fazê-lo em Portugal, podemos fazê-lo em todo o Mundo”.

“O yoga é uma filosofia de vida, é transversal a todas as religiões e até pode ser praticado por ateus. Cada um extrai do yoga o que lhe dá mais jeito: uns querem emagrecer, outros querem ficar mais perto de Deus, outros querem dormir melhor”, exemplificou.

Já no sábado, a Casa das Histórias acolhe a conferência mundial do ‘dharshana’/filosofia e ciência, “com a participação dos grandes mestres do yoga mundiais e escolas do yoga internacionais e nacionais, bem como astrofísicos e astrónomos que irão abordar a temática do grande cosmos e da integração dos seres humanos no mesmo”.

A celebração é organizada em colaboração com a embaixada da Índia, país de onde o yoga é originário.

O embaixador indiano em Portugal, Jitendra Nath Misra, elogiou “a hospitalidade portuguesa a sistemas de crenças e práticas originárias de outros países” e considerou que iniciativas como esta “fazem muito pela amizade e por um mais profundo conhecimento” entre a Índia e Portugal.

O Dia Mundial do Yoga é assinalado desde 2002 em Portugal, onde a prática de yoga tem vindo a crescer, garantiu Jorge Veiga e Castro, indicando que há 37 centros de yoga em todo o país e mais quatro vão abrir em breve, quando, há sete anos, existiam 27 espaços.

“No yoga não há desemprego”, garantiu o responsável, revelando que todos os anos são formados 30 a 40 professores, que não chegam para responder às necessidades de novos especialistas.