Lifestyle

“The Oporto Show” vai mostrar os produtos mais ecológicos do mundo

O The Oporto Show” vai revelar as tendências e novidades do design, da arquitectura de interiores e da arte, na Alfândega do Porto, entre os dias 6 e 8 de Junho, onde várias empresas farão a sua estreia nacional. Ainda antes de ter início, a quinta edição do evento está já marcada pelas preocupações ambientais e a sustentabilidade da produção, patentes na maioria das cerca de 80 marcas participantes, que vão das tintas aos objetos de decoração, passando pelo mobiliário, produtos de revestimento, domótica e aromas.

Um dos paradigmas é a parceria entre a empresa portuguesa Decorpisus, a dinamarquesa Ege Carpets e o estilista David Andersen, de que resulta a primeira alcatifa com certificado CSR de responsabilidade social. Mercê da sustentabilidade da produção, que, entre outros aspectos, garante a utilização de materiais 100% recicláveis, emissões zero a nível de CO2 e consumo reduzido de água, a alcatifa Ege conquistou já o sector hoteleiro e avança agora para o segmento residencial.

Igualmente “eco-friendly” é a postura da Darono, marca lançada em setembro último na feira Maison & Objet de Paris e que se traduz em peças de decoração e objetos de design produzidos manualmente a partir da recuperação de excedentes das indústrias têxteis.

“Um futuro em que o chão não deixe pegadas no ambiente” é, por outro lado, o princípio da marca Bolon que, através da Steinwall, joga com efeitos 3D e reflexos de luz para apresentar pavimentos que adquirem diferentes aspetos consoante a forma como a luz lhes incide.

Três das novas marcas a apresentar na quinta edição do “The Oporto Show” são a Plust, que acaba de revelar na feira de Milão a nova linha de mobiliário e decoração de lojas; a Bello Concept, o novo selo português de design que conjuga funcionalidade, bem-estar e requinte; e a Hapt, linha de móveis em estreia absoluta nesta bienal.

unnamed (2)

Entretanto, aproveitando a presença dos grandes talentos do design de interiores, som, arte, gourmet, fashion, arquitectura, hotelaria e trends, a Cement Design/Sanitaria quer construir as bases de parcerias com esses profissionais e avançar com um “laboratório” criativo no domínio dos produtos de revestimento, alargando assim os efeitos da recente inauguração da sua primeira ‘concept store’ em Portugal.

Entre as demais referências de vanguarda a conhecer ao longo dos três dias do “The Oporto Show”, contam-se a apresentação das tendências de cor da linha CIN para 2014, com realce para a cor do ano “Orange Boost”; os equipamentos de aromas de ambiente da Aromagic; e o ‘state-of-the-art’ da domótica, com os equipamentos Teletask das soluções integradas da IDR. São ainda de sublinhar as presenças da Naturali Jure/Woodpieces, com mobiliário eco-designed em madeira proveniente de resíduos florestais e também em Aquariquara (madeira importada com propriedades altamente decorativas); e da Vondom, que apresenta cores novas, novos materiais e novos designers para as suas peças de mobiliário e decoração.

Uma participação especial é a da Messe Frankfurt Portugal com a divulgação das suas feiras, particularmente a Ecostyle (produtos ecológicos e sustentáveis) e a Ambiente – a maior feira internacional de artigos de decoração e utilidades domésticas, na qual participam habitualmente cerca de 70 empresas portuguesas.

Além desses e outros espaços no piso térreo da Alfândega do Porto, também o de restauração reflectirá as tendências e novidades nos campos da arquitetura, design e arte, com serviço pela bbGourmet e arquitetura de interiores assinada por Paulo Lobo.

unnamed