Atualidade

A monarquia norueguesa é a mais popular da Europa

De acordo com uma pesquisa realizada pela agência CIS, a monarquia norueguesa é a mais popular. O rei Harald V tem o apoio de 90% da população. Segundo o inquérito, a monarquia norueguesa é transparente e próxima dos cidadãos. O único escândalo recente da família real da Noruega foi o casamento do príncipe herdeiro, Haakon, com Mette-Marit, que era divorciada e tinha um filho. Mas tal não parece ter afectado a imagem dos cidadãos, que hoje acarinham a princesa.

Os príncipes Mette-Marit e Haakon
Os príncipes Mette-Marit e Haakon

A família real da Dinamarca é a segunda mais popular. De acordo com os dados publicados, a rainha Margarida tem o apoio de 80% da população, graças à sua grande capacidade de adaptação às mudanças sociais, políticas e tecnológicas dos últimos anos. Um dos actos mais admirados da rainha é o fato de publicar os gastos da família real, no valor de quase 12 milhões por ano a partir do erário público.

A família real dinamarquesa
A família real dinamarquesa

O mesmo apoio recebem os reis Guilherme e Máxima, da Holanda. 80% dos cidadãos apoiam os monarcas, mas curiosamente é a rainha que mais simpatia parece ter da população, uma vez que 83% dos holandeses a acham uma figura “fascinante” e 42% dos entrevistados consideram que Máxima é mais cativante que o marido.

Os reis da holanda, Guilherme e Máxima

Entre as monarquias que conquistam mais de 50% da simpatia dos cidadãos está, ainda, a britânica. 69% dos ingleses acredita que se não houvesse monarquia o país iria piorar. Embora não haja nenhum plano para a rainha Isabel II abdicar do trono, a maior parte dos ingleses prefere que sejam os duques de Cambridge a suceder a monarca, em vez do príncipe Carlos.

A rainha Isabel II com a duquesa de Cambridge
A rainha Isabel II com a duquesa de Cambridge

Abaixo dos 60% de apoio da população ficou a monarquia Belga, que na última década tem perdido popularidade. O facto de o príncipe Laurent estar envolvido num caso de facturas falsas e desvio de fundos públicos parece ter contribuídos para estes dados.

Os reis da Bélgica, Phillipp e Matilde
Os reis da Bélgica, Phillipp e Matilde

A monarquia espanhola ocupa o penúltimo lugar desta pesquisa. A família real tem o apoio de 49% da população. No caso do rei Juan Carlos a popularidade caiu nove pontos em relação ao ano passado.

A família real espanhola é a das menos populares
A família real espanhola é a das menos populares

A monarquia Sueca é a menos popular, apenas 46% dos cidadãos apoiam os reis Carlos Gustavo e Sílvia. Uma queda de popularidade considerável em relação a 2009, quando os monarcas tinhas 74% da população do seu lado. Uma das causas desta falta de apoio pode prender-se com o facto de parte dos noruegueses quererem ver a princesa Victoria a ocupar o trono, sendo a filha mais velha dos monarcas o membro mais popular da família.

A monarquia sueca é a menos popular da Europa
A monarquia sueca é a menos popular da Europa