Off the record

Pedro Barroso “abraça” projeto de hipoterapia

A hipoterapia – o método terapêutico e educacional que utiliza os andamentos do cavalo, com o objetivo de desenvolvimento psicossocial recurso para crianças e indivíduos com necessidades educativas especiais -, pode ser um termo desconhecido para alguns, mas é um assunto com o qual Pedro Barroso está bastante familiarizado. Isto porque é no Portuguese Club of Hippotherapy, na Maia, que Pedro Barroso tem passado a maior parte do seu tempo ao fim de semana. O ator envolveu-se de corpo e alma no projeto que trabalha com crianças portadoras de deficiência e não só.

JMO_4581 copy
O ator é embaixador do Portuguese Club of Therapy

“Quando me convidaram para este projeto, logo à partida quis vir conhecer. Fiquei muito sensibilizado, por ser um trabalho com crianças e o facto de as pessoas não estarem muito conscientes sobre o trabalho da hipoterapia, porque não há divulgação”, começou por explicar à Move Notícias.

Pedro Barroso com a terapeuta Cláudia Pires
Pedro Barroso com a terapeuta Cláudia Pires

Desde pequeno que o ator foi sensibilizado para os problemas das crianças com deficiência: “A minha tia foi professora da Cerci e desde pequeno convivi com crianças portadoras de deficiência”. Por isso, foi com entusiasmo que aceitou o papel de embaixador, embora faça muito mais do que dar a cara pelo projeto, uma vez que faz questão de se envolver nas atividades, como a nossa publicação testemunhou. “Sempre que posso, passo aqui várias horas com os mais pequenos e espero poder dar visibilidade ao clube, de forma, a que mais pessoas venham a conheçam esta terapia”, revelou visivelmente feliz, por ajudar a contribuir para a qualidade de vida de todos aqueles que procuram a instituição.

Pedro Barroso com uma das crianças e a terapeuta, Andreia Silva
Pedro Barroso com uma das crianças e a terapeuta, Andreia Silva 

Por ser uma atividade completamente diferente daquela a que está habituado na sua carreira profissional, o ator tem-lhe dedicado bastante tempo, fazendo por acompanhar de perto o trabalho das terapeutas, Claudia Pires e Andreia Silva, e diz que assiste “a coisas fantásticas”, que transformam esta experiência “num enriquecimento pessoal”. “Faço questão de estar presente e saber sobre aquilo em que me envolvo. Recebo muitos convites para ações, mas aceito apenas aqueles em que sei que posso contribuir com alguma coisa, porque não há tempo a perder e faço-o por gosto e de coração”, acrescentou.

O ator durante uma terapia
O ator durante uma terapia

O Portuguese Club of Hippotherapy trabalha duas vertentes: a hipoterapia, equitação terapeuta e terapia assistida; e a vertente de pony clube com equitação lúdica, destinado a crianças que tenham dificuldade de concentração, aprendizagem, baixa auto-estima e desordens comportamentais. O club trabalha com crianças portadoras de deficiência a partir dos três anos, mas também com crianças que não possuem qualquer tipo de deficiência. Os técnicos especializados em Hipoterapia e Equitação Terapêutica pretendem com estes serviços, prestar o devido acompanhamento, contribuindo assim para uma melhor qualidade de vida de vida de quem o procura. Além disso, o clube organiza festas de aniversário e atividades junto da comunidade.

Pedro Barroso no Portuguese Club of Hippotherapy, na Maia
Pedro Barroso no Portuguese Club of Hippotherapy, na Maia

Fotos: José Gageiro

Texto: Andreia Caturna Martins